Aposentados e pensionistas do INSS recebem comunicado sobre situação aterrorizante
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão público responsável pelo pagamento das aposentadorias e demais benefícios dos brasileiros, emitiu um comunicado oficial, demonstrando uma situação preocupante que foi confirmada e os beneficiários precisam saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através do portal oficial do Governo Federal, o comunicado informa sobre a segurança digital, instruindo dicas aos aposentados e pensionistas evitarem de cair em golpes financeiros e prejuízos gigantes em suas contas do sistema previdenciário.
Segundo o portal, os principais esquemas de golpes se referem a uma falsa ligação de golpistas em nome do Instituto. Nessa ligação em questão, os criminosos ligam para os segurados pedindo confirmação de número de documentos e até mesmo pedem a foto da vítima para tentar burlar a biometria facial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, é necessário que os beneficiários fiquem alertas que nenhuma dessas ligações são realizadas oficialmente pelo INSS, já que a maioria dos segurados caíram no golpe por pensar ser do própria instituição.
As informações do portal recomendam que os beneficiários não acreditem nessas ligações e não confirmem nenhum dado confidencial. Uma vez que o órgão não realiza ligações e nem enviam e-mail para os segurados para solicitar confirmação de documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou outras informações pessoais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o instituto alerta que caso o cidadão perceba que está sendo vítima desse golpe e receba alguma mensagem por SMS, e-mail ou mensagem pelo WhatsApp de alguém informando ser servidor do INSS, bloqueie imediatamente esse contato, e entre em contato com os canais oficiais da instituição para reportar o ocorrido.
Quais são os benefícios previstos na previdência social?
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Pensão especial (Síndrome da Talidomida);
- Salário-maternidade;
- Salário-família.