FIQUE DE OLHO!
Alerta agora para seu dinheiro: Segurança dos bancos tradicionais é duramente questionada
09/05/2023 às 7h33
Bancos tradicionais tiveram a sua segurança colocada em cheque e você deveria se atentar a essa informação
Antigamente, as pessoas tinham como costume guardar dinheiro embaixo do “colchão”, com certeza você deve ter uma avó ou tia que se lembram dessa época,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a popularização dos bancos, esse hábito acabou ficando para trás, afinal de contas, é uma das formas mais seguras de manter o nosso dinheiro a salvo. Mas será que essas instituições são, de fato, essa fortaleza toda?
Segundo o portal “Seu crédito digital”, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pediu esclarecimentos sobre a segurança dos bancos tradicionais Itaú, Bradesco e Santander.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porquê a organização quer estar por dentro em como tais instituições protegem os clientes contra golpes e ressarcem as vítimas.
Bancos como Itaú, Santander e Bradesco tiveram sua segurança colocada em cheque (Foto Reprodução/Internet)Não é um caso isolado …
Vale dizer que não é a primeira vez que o Idec pede esse tipo de informação. Ainda no mês de abril deste ano de 2023, o Nubank recebeu o mesmo pedido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, vários clientes da fintech usaram as redes sociais para relatar que foram vítimas de golpes financeiros. Ainda não se obteve resposta sobre a segurança dos bancos tradicionais, mas o retorno do banco digital não foi satisfatório para o Idec.
De acordo com a argumentação do Nubank, ele não poderia ser responsável pela segurança dos clientes dependendo do tipo de golpe financeiro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
Por que essa preocupação toda agora?
Todo esse movimento feito pela IDEC, é devido a um novo golpe financeiro que está rolando ultimamente. Nele, os criminosos usam uma história falsa para convencer as vítimas a baixar aplicativos que dão acesso remoto ao aparelho celular.
Com isso, os golpistas conseguem acessar os aplicativos dos bancos e fazer operações, como pedir empréstimos e transferir dinheiro para outras contas.
Quando o Nubank foi questionado, a instituição alegou que não poderia se responsabilizar pela ação de terceiros que tiveram a permissão dos próprios clientes para acessar o celular.
A fintech afirma que esse é um golpe de cunho social e que não explora nenhuma falha de segurança dos bancos. Portanto, os clientes de todas as instituições financeiras correm o risco de sofrer com esse mesmo problema.
O Idec afirmou que o sistema de segurança do aplicativo do Nubank tem falhas, já que permite que usuários movimentem as contas através de acesso remoto.
Além disso, considerando a possibilidade do golpe fazer vítimas em outras instituições, a organização questionou a segurança dos bancos tradicionais.
Itaú e Bradesco se manifestaram dizendo que investem em segurança e na conscientização dos clientes em relação aos golpes. Já o Santander vai esperar o prazo do Idec para apresentar sua resposta.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.