Bancos tradicionais tiveram a sua segurança colocada em cheque e você deveria se atentar a essa informação
Antigamente, as pessoas tinham como costume guardar dinheiro embaixo do “colchão”, com certeza você deve ter uma avó ou tia que se lembram dessa época,
Com a popularização dos bancos, esse hábito acabou ficando para trás, afinal de contas, é uma das formas mais seguras de manter o nosso dinheiro a salvo. Mas será que essas instituições são, de fato, essa fortaleza toda?
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Segundo o portal “Seu crédito digital”, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pediu esclarecimentos sobre a segurança dos bancos tradicionais Itaú, Bradesco e Santander.
Isso porquê a organização quer estar por dentro em como tais instituições protegem os clientes contra golpes e ressarcem as vítimas.
Bancos como Itaú, Santander e Bradesco tiveram sua segurança colocada em cheque (Foto Reprodução/Internet)Não é um caso isolado …
Vale dizer que não é a primeira vez que o Idec pede esse tipo de informação. Ainda no mês de abril deste ano de 2023, o Nubank recebeu o mesmo pedido.
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Na época, vários clientes da fintech usaram as redes sociais para relatar que foram vítimas de golpes financeiros. Ainda não se obteve resposta sobre a segurança dos bancos tradicionais, mas o retorno do banco digital não foi satisfatório para o Idec.
De acordo com a argumentação do Nubank, ele não poderia ser responsável pela segurança dos clientes dependendo do tipo de golpe financeiro.
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Por que essa preocupação toda agora?
Todo esse movimento feito pela IDEC, é devido a um novo golpe financeiro que está rolando ultimamente. Nele, os criminosos usam uma história falsa para convencer as vítimas a baixar aplicativos que dão acesso remoto ao aparelho celular.
Com isso, os golpistas conseguem acessar os aplicativos dos bancos e fazer operações, como pedir empréstimos e transferir dinheiro para outras contas.
Quando o Nubank foi questionado, a instituição alegou que não poderia se responsabilizar pela ação de terceiros que tiveram a permissão dos próprios clientes para acessar o celular.
A fintech afirma que esse é um golpe de cunho social e que não explora nenhuma falha de segurança dos bancos. Portanto, os clientes de todas as instituições financeiras correm o risco de sofrer com esse mesmo problema.
O Idec afirmou que o sistema de segurança do aplicativo do Nubank tem falhas, já que permite que usuários movimentem as contas através de acesso remoto.
Além disso, considerando a possibilidade do golpe fazer vítimas em outras instituições, a organização questionou a segurança dos bancos tradicionais.
Itaú e Bradesco se manifestaram dizendo que investem em segurança e na conscientização dos clientes em relação aos golpes. Já o Santander vai esperar o prazo do Idec para apresentar sua resposta.