FIQUE DE OLHO!

Alerta agora para seu dinheiro: Segurança dos bancos tradicionais é duramente questionada

Bancos tem a segurança colocada em cheque (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Bancos tem a segurança colocada em cheque (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bancos tradicionais tiveram a sua segurança colocada em cheque e você deveria se atentar a essa informação

Antigamente, as pessoas tinham como costume guardar dinheiro embaixo do “colchão”, com certeza você deve ter uma avó ou tia que se lembram dessa época,

Com a popularização dos bancos, esse hábito acabou ficando para trás, afinal de contas, é uma das formas mais seguras de manter o nosso dinheiro a salvo. Mas será que essas instituições são, de fato, essa fortaleza toda?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal “Seu crédito digital”, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)  pediu esclarecimentos sobre a segurança dos bancos tradicionais Itaú, Bradesco e Santander.

Isso porquê a organização quer estar por dentro em como tais  instituições protegem os clientes contra golpes e ressarcem as vítimas.

Bancos como Itaú, Santander e Bradesco tiveram sua segurança colocada em cheque (Foto Reprodução/Internet)

Não é um caso isolado …

Vale dizer que não é a primeira vez que o Idec pede esse tipo de informação. Ainda no mês de abril deste ano de 2023, o Nubank recebeu o mesmo pedido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, vários clientes da fintech usaram as redes sociais para relatar que foram vítimas de golpes financeiros. Ainda não se obteve   resposta sobre a segurança dos bancos tradicionais, mas o retorno do banco digital não foi satisfatório para o Idec.

De acordo com a argumentação do Nubank, ele não poderia ser responsável pela segurança dos clientes dependendo do tipo de golpe financeiro.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A movimentação da Idec se fez necessária após constatar fragilidade na segurança do Nubank (Foto Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que essa preocupação toda agora?

Todo esse movimento feito pela IDEC, é devido a um novo golpe financeiro que está rolando ultimamente. Nele, os criminosos usam uma história falsa para convencer as vítimas a baixar aplicativos que dão acesso remoto ao aparelho celular.

Com isso, os golpistas conseguem acessar os aplicativos dos bancos e fazer operações, como pedir empréstimos e transferir dinheiro para outras contas.

Nubank se pronuncia a respeito da sua segurança (Foto Reprodução/Internet)

Quando o Nubank foi questionado, a instituição alegou que não poderia se responsabilizar pela ação de terceiros que tiveram a permissão dos próprios clientes para acessar o celular.

A fintech afirma que esse é um golpe de cunho social e que não explora nenhuma falha de segurança dos bancos. Portanto, os clientes de todas as instituições financeiras correm o risco de sofrer com esse mesmo problema.

O Idec afirmou que o sistema de segurança do aplicativo do Nubank tem falhas, já que permite que usuários movimentem as contas através de acesso remoto.

Além disso, considerando a possibilidade do golpe fazer vítimas em outras instituições, a organização questionou a segurança dos bancos tradicionais.

Itaú e Bradesco se manifestaram dizendo que investem em segurança e na conscientização dos clientes em relação aos golpes. Já o Santander vai esperar o prazo do Idec para apresentar sua resposta.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile