Nubank deixa seus milhares de clientes em estado de alerta após emitir comunicado urgente
Em um comunicado urgente publicado nesta sexta-feira (09), o Nubank, maior banco digital da América Latina, surpreendeu seus clientes e o mercado ao anunciar a implementação imediata de seis novas proibições em sua plataforma.
A medida, considerada atípica pela empresa, visa garantir a segurança e confiabilidade das transações financeiras realizadas por meio do aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criminosos estão se passando por funcionários da Nubank para aplicar o golpe da falsa central de atendimento. O objetivo é obter dados confidenciais, como senhas e números de cartão, ou induzi-lo a realizar transações financeiras indevidas.
Como funciona o golpe?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você recebe uma ligação de alguém que se identifica como funcionário de uma instituição da qual você é cliente. A pessoa informa sobre uma suposta movimentação estranha em sua conta Nubank, compras suspeitas ou necessidade de atualização de segurança.
Para ganhar sua confiança, o golpista pode usar algumas informações pessoais suas, como nome, data de nascimento ou dados de transações anteriores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (20): Comunicado emergencial do PIX crava 3 alertas severos e atinge usuários do Nubank, Itaú e +
● Nubank emite comunicado com fim de uma era no PIX e crava 4 alertas aos usuários hoje (19/12)
● Contas canceladas automaticamente: Nubank baixa o facão com SUSPENSǍO no app e apavora clientes hoje (16)
Em seguida, o golpista solicita que você:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Instale um programa ou aplicativo para “proteger sua conta” (que na verdade é um vírus);
- Confirme dados sensíveis, como número do cartão ou senha;
- Realize alguma operação na conta, como transferência ou pagamento.
Por esse motivo o Nubank enviou comunicados para seus clientes através do e-mail informando que Instituições financeiras nunca solicitam dados confidenciais por telefone.
Além de que desconfie de ligações que geram urgência ou preocupação. Sempre verifique o número de telefone antes de retornar a ligação. e por fim, em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição pelo canal oficial.
Como se proteger do golpe?
- Nunca forneça dados confidenciais por telefone.
- Não instale programas ou aplicativos de fontes desconhecidas.
- Mantenha seu antivírus atualizado.
- Fique atento a e-mails e mensagens suspeitas.
- Compartilhe este alerta com seus amigos e familiares.
Caso tenha sido vítima do golpe, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com o Nubank imediatamente.