O Retiro dos Artistas é uma famosa instituição que acolhe diversos(as) famosos(as) que entram ou enfrentam situações complicadas
Quem acompanha a vida dos artistas sabe que as coisas não andam nada fáceis nos últimos anos e, por isso, muitos vem passando por algumas necessidades. No entanto, o que nem tudo mundo sabe é que diversos atores e atrizes da Globo que foram considerados verdadeiras estrelas no passado se encontraram no Retiro dos Artistas.
Ainda que seja difícil para alguns acreditarem, estar na televisão não garante uma vida mais ‘fácil’ ou te protege do futuro. Sendo assim, vamos te mostrar três estrelas da emissora carioca que viram suas vidas mudarem da água para o vinho com o passar do tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Íris Bruzzi
Íris Maria Brüzzi de Medeiros, mais conhecida apenas como Íris Bruzzi é uma famosa atriz de 89 anos, ex-dançarina, escritora e ex-vedete, que viu sua vida se transformar nos últimos anos. A ex-contratada da Globo chegou no Retiro dos Artistas em junho desse ano com sua cuidadora, depois de uma temporada nos Estados Unidos, onde morava com o filho Marcelo Caruso, em Tampa, Flórida.
“Ela está bem fisicamente e com um princípio de Alzheimer, que já estava tratando nos Estados Unidos. Íris perdeu o green card [cartão de residência permanente em terras norte-americanas] e não poderia ficar lá de forma ilegal. O filho achou melhor trazê-la para cá. Ela sempre falou muito bem do Retiro”, disse Cida Cabral, administradora ao F5.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marcos Oliveira
O ator de 68 anos, que ficou conhecido por dar vida ao Beiçola em A Grande Família, Marcos Oliveira vem enfrentando muitas dificuldades financeiras. Para quem não sabe, o ex-ator da Globo já usou suas redes sociais para pedir ajudar aos seus seguidores e até realizou algumas vaquinhas, para que não fosse expulso de onde morava.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, decidiu ir morar no Retiro dos Artistas, localizado no Pechincha, na Zona Oeste, no Rio de Janeiro, no final de 2023. Em entrevista ao jornal O Dia, Cida Cabral, administradora geral da instituição, contou que teve uma conversa bem sincera com o artista e revelou que há algum tempo já havia tentado levar ele para o local, mas ele estava bastante resistente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, pouco tempo depois Marcos Oliveira depois a instituição, mas quer voltar. Isso porque, ele vem sofrendo uma ordem de despejo, de acordo com a Revista Quem. Sem poder trabalhar, correndo o risco de ser despejado novamente do apartamento onde mora, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, ele se encontra desesperado.
Segundo o portal, a sua dívida por inadimplência está em torno dos R$ 15 mil. Marcos, inclusive, cogitou a possibilidade de ir morar no Retiro dos Artistas. No entanto, o local chegou a informar, por meio de seu presidente, o também ator Stephan Necerssian, que não teria vagas no momento. Ele ainda disse que Marcos também nunca foi, em definitivo para morar lá, por decisão própria.
É quem é o terceiro artsita?
Paulo César
O astro da telas, Paulo César Pereio (1940-2024), viveu no Retiro dos Artistas. O famoso ator se mudou para o local durante a pandemia de Covid-19 e acabou ficando por lá. Ele chegou a ser visitado pela atriz e apresentadora Cissa Guimarães, com quem foi casado e tem dois filhos. Além da ex-companheira, Marieta Severo foi outra famosa que o visitou.
Na ocasião, Cissa foi até o local para vê-lo e aproveitou para conhecer todo o lugar ao lado da colega Maitê Proença. “Esse fim de semana tive o prazer de visitar essa turma maravilhosa do Retiro dos Artistas. Foi incrível poder acompanhar essa casa, ainda mais sendo recepcionados pelo querido Peréio”, disse a ex-Globo, Cissa à revista Quem, em setembro de 2023.
“É muito lindo ver o cuidado com todos os artistas que ali residem, todos que tanto já contribuíram com a arte e a cultura do nosso país, sendo tratados com amor e dignidade. Gratidão por esse dia! Muita luz para o Retiro! Viva a arte e a cultura!”, completou.
Diferente do que muitos pensam, Paulo César fez questão de deixar claro que foi para lá e permaneceu por que quis. “Estou aqui desde o começo da pandemia, dessa crise do coronavírus. Achei que vir para cá seria uma maneira de me salvar. Vim para sobreviver. Eu moro em São Paulo, tenho meu apartamento lá. Não teve outro jeito. Mas estou bem de saúde”, explicou ao jornal Extra, em 2020.
“Trabalhei bastante e nunca fiquei nem estou na penúria. O fato de eu estar aqui pode dar a ideia de que o cara está retirado, mas não estou. Ando aqui com uma tranquilidade absoluta, o que eu não poderia fazer na rua. Aqui tenho comida, sou bem cuidado e estou protegido”, afirmou ele, que sua chegada por lá não foi motivada por problemas financeiros.