EXCELENTE!

Tchau, hospitais lotados: SUS confirma atendimento em casa para salvar idosos 60+

08/04/2025 às 0h15

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
SUS confirma atendimento em casa para salvar idosos 60+ - Foto: Montagem

Excelente notícia chega para idosos 60+ com atendimento garantido em casa e que livra das filas imensas de hospitais do SUS

O cuidado com a saúde é sempre uma preocupação primordial de todos. Afinal, a longevidade é uma expectativa de todos e, para isso, é necessário estar em dia com o médico. No Brasil, podemos desfrutar do SUS (Sistema Único de Saúde), que fornece atendimento grátis em hospitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, por conta da alta demanda, os brasileiros estão sempre lidando com filas gigantescas e que tornam o processo devagar. Porém, o que muitos não imaginam é que o SUS confirmou atendimento em casa para salvar idosos 60+.

Diante disso, o time de especialistas em saúde do TV FOCO, a partir de informações do Ministério da Saúde, traz à tona maiores detalhes sobre o atendimento em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atendimento em casa

Em suma, estamos falando do programa ‘Melhor em Casa’. Em suma, ele é garantido aos brasileiros que precisam de cuidados especiais em função de doenças agudas e crônicas graves. Ele garante desde medicamentos venosos, realização de exames e até habilitação intensiva aos pacientes de qualquer idade com restrições temporárias ou permanentes de mobilidade.

Programa Melhor em Casa chega ora acabar filas do SUS - Foto: Internet
Programa Melhor em Casa chega ora acabar filas do SUS – Foto: Internet

Ademais, vale dizer que, a iniciativa evita e baixa a permanência dos pacientes nos hospitais, garantindo um acompanhamento com mais comodidade no lar do mesmo. Além disso, ele permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente, auxiliando na melhoria da qualidade de vida de toda a família.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem pode receber o programa Melhor em Casa?

Assim, o público-alvo acaba sendo pessoas de qualquer faixa etária que precisem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde, seja por infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas ou pessoas que precisem de cuidados paliativos, como doenças terminais.

Além da comodidade, o programa garante o bom uso do sistema hospitalar, dando maior giro aos leitos do SUS, reduzindo filas extensas e infecções hospitalares.

“Além de oferecer maior comodidade e conforto ao doente, o programa gera economia nos gastos hospitalares de até 70% dos recursos que seriam gastos para o cuidado adequado de determinado paciente se o mesmo fosse hospitalizado”, disse Mariana Borges, referência técnica em Atenção Domiciliar da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do Ministério da Saúde.

Cobertura extensa

Em síntese, tendo iniciado no ano de 2011, o programa já alcançou 977 municípios de 26 estados, com um total de repasses de cerca de R$5,2 bilhões. Em mais de 30% das cidades, 100% da população pode ser assistida pelo Melhor em Casa.

Vale destacar que, dentre as capitais com cobertura universal, estão Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Tchau, hospitais lotados com programa Melhor Saúde - Foto: Montagem
Tchau, hospitais lotados com programa Melhor Saúde – Foto: Montagem

Considerações finais

  • O SUS oferece atendimento domiciliar gratuito através do programa Melhor em Casa para pacientes com necessidades especiais de saúde;
  • O programa beneficia principalmente idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas ou agudas graves;
  • Os serviços incluem aplicação de medicamentos, realização de exames e processos de reabilitação no conforto do lar;
  • Podem receber o benefício pacientes com mobilidade reduzida, casos pós-cirúrgicos, traumas e cuidados paliativos;
  • As principais vantagens são redução de internações, economia de custos e atendimento personalizado.

Veja notícias sobre saúde CLICANDO AQUI.

O SUS é pago ou gratuito?

Em suma, conforme estabelecido, tem caráter universal e gratuito, isto é, todos os cidadãos têm direito à assistência pelo SUS, e todos os serviços são gratuitos.

Idosos 60+
Melhor em casa
O que é o SUS?
programa SUS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.