Conheça os benefícios de um ingrediente natural e poderoso capaz de deixar os seus cabelos bem mais lisos de forma saudável e longe dos perigos do formol das progressivas
Na tentativa de alcançar um cabelo liso perfeito, muitas mulheres se submetem à diversos procedimentos de beleza, como as famigeradas progressivas, uso demasiado de chapinhas e secadores e certos produtos vendidos em lojas especializadas que prometem o resultado tão almejado.
Porém, no que se refere às progressivas, é preciso se manter em ALERTA! Mesmo porque as mesmas são compostas de substâncias químicas muito fortes que ao longo do tempo danificam os fios, os deixando ressecados e até mesmo quebradiços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso sem mencionar que o uso excessivo do calor causado por chapinhas e secadores também são bem prejudiciais. Até mesmo com o uso de um bom protetor térmico, esse tipo de ferramenta pode causar a queda e deixar o seu cabelo poroso e sem brilho.
Armadilhas da progressiva …
Mas o alerta mais urgente quando falamos em procedimentos químicos como as progressivas se refere ao ciclo de dependência que ela cria.
Afinal de contas, na medida que ela vai perdendo seu efeito, ela acaba obrigando você a gastar cada vez mais tempo e dinheiro para manter o aspecto de alinhamento e fios visivelmente “hidratados”, ainda mais na raiz! Mesmo porque, ela é a primeira coisa que se destaca quando a progressiva se esvai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, como até já chegamos a mencionar em matérias anteriores, um dos componentes químicos mais usados em progressivas é o perigoso formol.
Apesar de ser extremamente “queridinho” nos salões de beleza (por anos), ele pode trazer inúmeros impactos negativos na saúde da pessoa. Para se ter ideia do quão ele é nocivo, até mesmo o profissional que realiza o procedimento pode ter a saúde prejudicada pelo seu uso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, apesar da ANVISA permitir apenas 0,2% de formol em cosméticos, ela JAMAIS autoriza esse uso com o objetivo de alisar os cabelos. No entanto, mesmo com toda essa orientação e ordem proibitiva, o produto continua presente em diversas marcas de salões e lojas especializadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal IOP, estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que o formol é um produto químico forte o suficiente para alterar o DNA e está relacionado ao aparecimento de tumores cancerígenos na região das vias aéreas, como nariz, boca, faringe, laringe e traqueia.
Vale destacar que o desenvolvimento da doença está relacionado diretamente à quantidade de anos que a pessoa utiliza o produto para o alisamento. Além do câncer, o uso frequente do formol também pode causar reações alérgicas e doenças dermatológicas, como dermatite. P
Sendo assim, para evitar qualquer tipo de risco para a saúde é fundamental que as pessoas busquem outras alternativas para alisar o cabelo sem utilizar o formol.
Pensando nisso, separamos uma receita que fará você ficar bem longe das progressivas com formol e mesmo assim te ajudar a alcançar um liso da raiz às pontas, com um poder até superior ao produto químico.
A receita tem como base um único ingrediente, extremamente conhecido e até milenar, presente na maioria dos lares: O Azeite
Óleo poderoso
Como até já mencionamos algumas vezes, o azeite de oliva extra virgem é capaz de proporcionar multi-benefícios à saúde no geral (o que inclui os fios do nosso cabelo). Graças às suas propriedades saudáveis presentes em sua composição, desde a antiguidade, ele também é usado como cosmético natural. P
Inclusive nas civilizações antigas mediterrâneas se fazia uso do azeite de oliva, não somente como alimento, mas como medicamento e na hora de se embelezar.
De acordo com o portal Empório do Azeite, no Antigo Egito, por exemplo, ele era usado como uma loção anti-rugas e como um hidratante para embelezar os cabelos.
O simples fato de incluir o azeite de oliva em sua dieta diária já ajuda a deixar o seu cabelo mais saudável e bonito, pois ele faz uma transformação no seu organismo de dentro para fora.
Ele também atua como um hidratante natural para os cabelos danificados ou quebradiços, fornecendo nutrientes necessários, combatendo o ressecamento e a falta de brilho. Seus principais benefícios são:
1. Cabelo mais forte e menos quebradiço, graças à vitamina E presente no azeite de oliva;
2. Estimula o crescimento do cabelo com suas propriedades regenerativas;
3. Previne a queda de cabelo ajudando a fortalecer o folículo capilar;
4. Ajuda no tratamento de qualquer patologia do couro cabeludo caracterizada por irritação epidérmica, coceira ou presença de crostas e feridas, devido ao seu efeito emoliente e suavizante;
5. Repara pontas secas e espigadas, deixando-as saudáveis e brilhantes;
6. Hidrata os cabelos, devolvendo a umidade e o brilho natural que os mesmos perderam por fatores externos (sol, cloro, secador, ferro, frio).
Pensando nisso e inspirados em informações do Social 1, separamos uma receita com a base de azeite que fará você obter um liso perfeito e se livrar de vez dos perigos da progressiva com formol.
MAS ATENÇÃO! Conforme já orientado pela nossa profissional de Beleza, Giovana Misson, antes de fazer qualquer procedimento caseiro, a recomendação é que VOCÊ SEMPRE faça um teste antes para ver se terá alguma reação alérgica e, em casos mais críticos, é necessário a busca por um profissional da saúde.
Como alisar os cabelos com azeite?
Siga abaixo o passo a passo:
- Em um recipiente, misture 1 colher de sopa de azeite de oliva com uma máscara de hidratação de sua preferência.
- Adicione 2 colheres de sopa de açúcar e mexa suavemente, sem dissolver completamente os grãos.
- Aplique a mistura nos fios, massageando mecha por mecha.
- Deixe agir por 20 minutos e enxágue apenas com água.
Seguindo este passo a passo, você pode desfrutar de cabelos lisos e macios, como se tivesse acabado de sair de um salão de beleza, sem recorrer a tratamentos caros e prejudiciais à saúde dos seus fios.