Luz nova poderá ser implantada nos semáforos de trânsito
Com a chegada do mercado de automóveis autônomos, ou seja, carros que não necessitam de um motorista, o Instituto Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) criou um estudo destinado ao produto, onde uma nova luz será implantada no semáforo e até mesmo poderá ajudar a economizar no combustível.
Segundo a proposta, a mudança ganharia o nome de “fase branca”, a qual introduziria um novo sinal de cor nos semáforos comuns, afim de permitir novas instruções aos motoristas de veículos autônomos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a luz branca seria responsável por guiar os motoristas a seguirem o carro que está na frente através de sinal sem fio, esses automóveis poderiam se comunicar com os demais e com o computador que comanda o controle do sinal de trânsito.
Desse modo, no caso de um cruzamento que possui muitos desses carros autônomos, a possível luz branca seria ativada e os outros automóveis manuais conseguiriam seguir o fluxo sem grandes transtornos.
De acordo com o IEEE, as simulações realizadas referente a proposta, seria uma ótima solução para o futuro e capaz de melhorar o tempo de viagem, possibilitando a redução do consumo de combustível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar, que existem poucos carros autônomos no Brasil, pois esse produto está no mercado como um item de luxo, mas ainda assim, é válido o pensamento ao futuro com soluções que evitariam grandes problemas.
Quando a proposta será aprovada?
Todavia, o estudo ainda precisa ser aprovado por diversos outros órgãos para tornar a proposta de fato concreta e implantar a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, não existem leis que validam as mudanças na legislação brasileira destinadas aos carros tecnológicos e autônomos, onde não é preciso a condução de um ser humano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE