COMO É QUE É?
Comunicado do Senado confirma: Descoberta a verdade sobre liberação do 14º salário a aposentados em 2024
29/05/2024 às 12h19
Senado emite comunicado urgente contendo a verdade sobre a liberação do pagamento tão aguardado do 14º salário do INSS
Se tem um assunto que ainda perpetua na mente de aposentados e pensionistas do INSS é se o tão aguardado 14º salário sairá do papel neste ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como muitos já sabem, o 14º salário está previsto pelo Projeto de Lei nº 4.367/20, cuja proposta é fornecer mais um abono para aposentados e pensionistas do INSS, com intuito de auxiliar com as contas de fim de ano.
Porém, o mesmo ainda SEGUE PARADO NO SENADO, e sem nenhum prazo concreto para a sua aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande questão é que na ânsia de obter novidades quanto a esse respeito, muitos aposentados procuram ficar por dentro com informações divulgadas pela internet.
Porém, um comunicado emitido pelo próprio senado expôs uma verdade sobre a liberação do abono que deixou milhares de aposentados no chão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não caia nessa
Infelizmente uma informação falsa circulou pelas redes sociais afirmando que o projeto de lei que institui o 14º Salário para aposentados e pensionistas seria votado em março de 2024.
Como mencionamos acima, a verdade é que NÃO EXISTE no momento NENHUMA proposta legislativa com tal finalidade em andamento no Senado Federal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
● Isenção garantida: Lista de aposentados do INSS se livram do IPTU em 4 passos em 2025
Inclusive, de acordo com o senado, essa questão já foi alvo de notícias enganosas pelas redes sociais ainda no ano de 2020.
Na época, uma ferramenta chamada Senado Verifica publicou matéria esclarecendo o assunto também por meio de um comunicado.
Havia um projeto de lei, o PL 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), inspirado numa Ideia Legislativa apesentada por meio do portal e-Cidadania.
O objetivo era conceder um abono para os segurados e dependentes da Previdência Social, incluindo os beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, durante a pandemia de covid-19.
Mas esse projeto NÃO FOI VOTADO e em maio de 2023 ele foi considerado prejudicado e arquivado, por não ter sido aprovado até o final da legislatura (2019 – 2023).
Portanto, não está mais em análise.
De difícil execução
Inclusive, de acordo com o anúncio do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, feito por meio de uma entrevista concedida com exclusividade ao jornal O GLOBO, publicada, no dia 06 de março de 2023, o pagamento do 14º salário é difícil execução:
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“.
Sendo assim, o que nos resta é aguardar e acompanhar as notícias idôneas para se informar sobre suas REAIS ATUALIZAÇÕES.
Fora isso, de acordo com o Blog Meu Tudo, mesmo que o 14º salário seja liberado em 2024 (o que é pouco provável) ele poderá ser pago SOMENTE no calendário de 2025.
Caso o 14º salário do INSS seja aprovado, quem não entrará na lista dos contemplados ?
Agora, caso o abono seja finalmente aprovado, existe um grupo de segurados do INSS que infelizmente não será contemplado com o benefício.
Trata-se de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
De acordo com o portal Meu Tudo, por ser um benefício assistencial, o BPC ficou fora do PL do 14º salário.
MAS ATENÇÃO! Apesar da regra, elas se referem ao projeto PL 4.367/20, que até a aprovação final e assinatura pelo presidente da República, PODE passar por algumas alterações.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.