Sentindo na pele

04/07/2015 às 12h29

Por: Cleomar Santos
Imagem PreCarregada
A apresentadora Maria Julia Coutinho (Foto: Divulgação)
maju que país é esse

“Que país é esse?” – Legião Urbana

A carta em que Mário de Andrade revelou sua preferência por pessoas do mesmo sexo para o amigo Oswald de Andrade foi exposta em primeira página nos jornais do século 21. O fato de uma pessoa ter a pele escura, desprezando sua cultura e sensibilidade, também. E ambos pela mesma razão: polêmica.

Se amar pessoa do mesmo sexo ou ter a pele escura fosse inócuo para a sociedade, jamais um jornal as evidenciaria. O faz por que, em geral, sabem da tendência real do nosso povo ( Esse mesmo, onde apenas 25% dos alfabetizados conseguem entender um texto ). O fazem por que venderá mais. Entramos, agora, no segundo ponto: o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se há um assunto, e é polêmico, atraindo público, gerando mais acessos para sites e jornais, publique! De preferência, adicionando mais palha nesse fogo. Mas tem que ser palha, pois precisa durar pouco, já que precisamos vender, amanhã, também. E a evidência da real mentalidade brasileira sufoca qualquer tentativa de se manter pelo caminho decente.

Meus pais me criaram sem esses elementos pré-concebidos. Não me guiaram por religião, jamais focaram suas alegrias em times de futebol, nunca desprezaram alguém pela cor da pele. Até por que é ilógico. Se seguirmos esse pensamento, somente quem é branco como Sivuca terá condições intelectuais para vencer. E bem conhecemos as capacidades de Lima Barreto, Gilberto Gil, Edson Arantes, etc. E põe etecetera, nisso.  Livre, pude sentir mais profundamente o tanto de bom que a vida pode oferecer. E recomendo. Presos, os que se mantiveram restritos às paredes do ignorar a outra visão, hoje não percebem o quanto estão sendo guiados pela polêmica que gera dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Engraçado é o nome da nossa moeda: real. Se há algo que não é real, é essa atração pela exposição da ignorância só para buscar cédulas. Eis aí uma piada pronta, a qual não tem a mínima graça.

Mas, tudo bem, tudo isso vai mudar, e possivelmente para melhor. Sei disso por que sou do tempo que, por serem presas ao machismo, as mulheres se inspiravam em “Malu Mulher” em busca do respeito por sua essência, estando, hoje, em posição tão favorável que conseguiram eleger uma presidenta. Ah, bom lembrar: as pessoas com pele escura, também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

taligado!

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Júlia Coutinho

Autor(a):

Colunista do TV Foco desde fevereiro de 2011. Acesse o perfil deste colunista no link abaixo:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.