CAOS

Sequestro e resgate de 1 milhão: Afiliada da Globo sofre ataque de criminosos e emissora tem apagão geral

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lilian Lynch, apresentadora da TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás- Foto: Montagem/TV Foco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo parceiro da Globo sofreu um ataque hacker no último final de semana e tem operado aos trancos e barrancos desde então

Afiliadas da Globo em Goiás e em Tocantins vêm passando por uma situação delicada desde o último final de semana quando iniciou-se um ataque hacker contra o grupo Jaime Câmara, responsável pelo controle da TV Anhanguera.

De acordo com informações do site TV Pop, todos os veículos do grupo, que possui emissoras de TV, rádios, sites e jornais impressos foram impactados pela ação dos criminosos digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até mesmo os telejornais locais da Globo no Tocantins e em Goiás sofreram com um apagão de dados e foram ao ar nesta segunda-feira, 26 de forma completamente improvisada.

Segundo a publicação, o problema técnico é atribuído a um ataque de rasomware, um tipo de software malicioso que sequestra dados e é utilizado para extorsão.

Entre transmissões de rádios suspensas e sites foras do ar, a TV Anhanguera manteve, aos trancos e barrancos o ‘Jornal Anhanguera’, que é exibido na hora do almoço. No entanto, no lugar do notebook, a âncora Lilian Lynch usou uma pilha de folhas de papel para ter acesso ao roteiro do noticioso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De manhã, o Bom Dia Goiás também recorreu ao improviso para ir ao ar. Para preencher as duas horas e meia que fica no ar, o noticiário recorreu para a exibição de conteúdo ao vivo.

Sem acesso aos sistemas da rede, os jornais ficaram até sem GC- tarjas com as manchetes das notícias que são mostradas para os telespectadores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV Anhanguera emitiu um nota falando sobre o ataque hacker nas redes sociais- Foto: Reprodução/Instagram

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Pop informou ainda que o ataque hacker foi uma tentativa de interromper as operações do Grupo Jaime Câmera às vésperas das eleições. Os criminosos teriam estipulado o prazo de 7 dias para que a afiliada da Globo pague a quantia de R$ 1 milhão ou todos os dados das emissoras serão apagados.

Nos bastidores das empresas que são administradas pelo grupo, a esperança é de que exista um backup com os dados que foram sequestrados pelos hackers e as operações voltem ao normal o mais rápido possível.

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile