Serasa anuncia programa do governo que ajudará brasileiros inadimplentes
A instituição privada do Serasa acaba de informar os cidadãos, através de suas redes sociais, sobre um grande projeto que ajudará milhares de brasileiros que possuem o nome sujo, ou seja, em situação de inadimplência.
Trata-se do Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa do Governo Federal afim de conscientizar e auxiliar na quitação de dívidas da população para reduzir os índices de endividamento no país. Vale ressaltar que no mês de março foi feita uma pesquisa, revelando 70,71 milhões de brasileiros com dívidas, mostrando um aumento de 180 mil pessoas comparado ao ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o programa é destinado às pessoas com CPF negativado, ou seja, aos brasileiros que possuem o nome sujo que têm dívida inscrita nos cadastros dos birô de crédito do país, como a Serasa e a SPC Brasil. A projeção é que mais de 30 milhões de cidadãos sejam beneficiados.
Para integrar o programa é necessário se enquadrar em certos requisitos. Contudo, pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão participar, assim como oferecer garantia para renegociação de dívidas bancárias até o valor de R$5mil. Não poderão ser financiadas dívidas de crédito rural para estes brasileiros.
O outro grupo de pessoas que poderão ser beneficiadas com o programa, são aquelas que possuem dívidas no banco. As instituições financeiras que aderirem o programa poderão oferecer a seus clientes a possibilidade de renegociação de forma direta. Essas operações não terão a garantia do Fundo FGO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse caso, o governo oferece às instituições financeiras, em troca de descontos nas dívidas, um incentivo regulatório para que aumentem a oferta de crédito.
Vale lembrar que segundo o Ministério da Fazenda, o Programa Desenrola prevê que as pessoas que têm dívidas bancárias de até R$ 100 poderão ser “desnegativadas”, porém quando o projeto for regulamentado, serão detalhados os critérios para colocar em prática a ação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Feriado PROLONGADO em SP na terça (26) chega para salvar milhares de CLTs paulistas
● Brasileiros comemoram renda extra com CPF na nota fiscal e PIX de 100, 500 e até 1000 neste fim de ano
● Martelo batido traz boa notícia para trabalhador que recebe 1 salário mínimo por mês ainda em 2024
Quando o programa começará?
A previsão dada pelo governo é que o projeto de inicie no segundo semestre de 2023, quando os credores poderão começar a se cadastras em uma plataforma digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE