O órgão faz alerta de extrema importância e aponta principal culpado pelas empresas estarem falindo
Primeiramente, para quem não sabe, o Serasa é uma empresa privada e se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, o órgão tem como principal objetivo coletar dados de comportamentos de consumidores em geral e oferecer soluções de tomadas de decisão ao mercado financeiro e de crédito.
Ou seja, a empresa está ligado de forma direta a situação econômica do nosso país. Dito isso, nos últimos meses temos visto grandes empresas e instituições em crise chegando até mesmo a decretar falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o Serasa acabou de emitir um alerta preocupante de empresas que estão indo à falência e revelou o principal culpado.
Qual foi o alerta emitido pelo Serasa?
Para melhor entender, acontece que dados do Serasa Experian à Folha de São Paulo mostram que, no mês de abril, 93 novas empresas entraram com pedido de recuperação judicial, número que é 43% mais alto do que o registrado em 2022, no mesmo período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do órgão, micro e pequenas empresas lideram as dificuldades e pedidos de recuperação.
“O que preocupa é que as grandes estão com crescimento maior. Isso mostra que a situação de estagnação da economia e juros altos não está batendo só no pequenininho. Aumentou a participação das grandes nessa estatística. Antes, não era o número que mais crescia”, afirmou à reportagem Luiz Rabi, economista da Serasa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a empresa aponta o fato de que 67% das empresas que pediram recuperação judicial no período serem do setor industrial, dessa forma, segundo Serasa, o principal motivo pelo qual as empresas estão declarando falência, são os altos juros, que estão inibindo o crescimento das mesmas e gerando mais inadimplência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE