O Serasa explica tudo sobre solicitação de perdão das dívidas do FIES com 3 alertas importantes aos 18+
O Serasa divulgou 3 alertas de suma importância aos 18+ sobre como conseguir o perdão das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) agora em 2024 e você precisa saber todos os detalhes.
Para quem não sabe, o FIES é um programa do Governo Federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em faculdades particulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, muitos estudantes acabaram acumulando dívidas após a conclusão dos estudos. O Serasa cravou um comunicado confirmado o perdão desses débitos no FIES, e crava 3 alertas importantes sobre o assunto.
Afinal, como pedir perdão da dívida do FIES?
Conforme o Serasa, aqueles que estão enfrentando atrasos nos pagamentos do financiamento, o pedido de perdão da dívida com o FIES pode ser realizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no portal do MEC.
Para aqueles que contrataram o FIES por meio da Caixa ou do Banco do Brasil, o pedido de perdão da dívida do financiamento pode ser feito através dos sites ou aplicativos das instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, para solicitar o perdão da dívida, é necessário que o estudante atenda certos critérios estabelecidos pelo próprio programa.
De acordo com as informações do Serasa, as condições para o perdão ou a negociação da dívida variam dependendo de quando o contrato do FIES foi feito e das regras em vigor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mudanças no Vale-Alimentação e Vale-Refeição por lei gera tensão em trabalhadores com proibição severa
● Serasa confirma 5 alertas severos hoje (23/11) pra quem quer dar FIM às dívidas ainda em novembro
● Governo Lula toma decisão sobre o 13º salário do Bolsa Família e confirma real sobre liberação
Geralmente o perdão vai para débitos vencidos há mais de 90 ou 360 dias. A seguir veja os 3 critérios estabelecidos e divulgados pelo Serasa sobre o processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – Dívidas vencidas há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023:
- Desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas).
- Desconto de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista.
- Parcelamento em até 150 vezes, com desconto de 100% dos encargos.
2 – Estudantes com débitos vencidos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023:
- Desconto de até 99% do valor consolidado da dívida.
- Pagamento do saldo devedor em até 15 prestações mensais para inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021.
3 – Débitos vencidos há mais de 360 dias (não inscritos no CadÚnico ou que não receberam o Auxílio Emergencial em 2021):
- Desconto de até 77% do valor consolidado da dívida.
- Pagamento do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
Considerações finais
Um fato é que, solicitar o perdão das dívidas do FIES é um passo muito importante para quem acabou acumulando débitos e deseja reorganizar as finanças.
Dessa forma, é necessário que a pessoa endividada entenda que pode realizar a solicitação do perdão de juros e multas que muitas vezes são muito altos, e comprometem a situação financeira do cidadão.
Sendo assim, o Serasa cravou 3 alertas sobre como funciona o perdão das dívidas do FIES. Que pode receber desconto de até 100% das multas e juros.
Como se inscrever no FIES?
O primeiro passo para solicitar inscrição no FIES, é necessário acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados.
Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro.
A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
O pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 dias a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados do financiamento contratado.
Depois é necessário validar todas as informações após a conclusão da inscrição. Por fim, é necessário ir a um agente financeiro do FIES em até 10 dias para formalizar a contratação do financiamento.