Criminosos estão se aproveitando de endividados e alerta da Serasa é emitido a todos que se encontram nessa situação!
Ultimamente o número de inadimplentes tem aumentado cada vez mais e, como foi mencionado em matérias anteriores, a Serasa sempre fornece ofertas e avisos para auxiliar os que se encontram nessa situação a regularizar e quitar suas dívidas*SAIBAMAIS*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, de acordo com o Mapa da Inadimplência da Serasa, só em março de 2023 haviam 70,71 milhões de brasileiros com o nome negativado, ou seja, inadimplentes.
Porém, esse cenário está sendo útil também para golpistas, que têm se passado pela Serasa em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, informando que o nome da pessoa está negativado e propõe um “acordo para a suposta dívida”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vítima, diante disso, está fornecendo os dados solicitados pelos criminosos e, só depois de expor essas informações pessoais, percebe que caiu em um golpe.
Essa situação pode acarretar em inúmeros prejuízos financeiros ao consumidor, que disponibiliza até mesmo dados de sua conta bancária. Obviamente, diante desse terrível cenário, o que é ruim acaba ficando bem pior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Boleto Falso
Esses golpes usando o nome da Serasa estão cada vez mais comuns. Um outro golpe muito conhecido, aonde bandidos usam o nome da instituição é a do “Boleto Falso”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nele, a pessoa acredita estar pagando um acordo, mas o dinheiro é destinado a uma conta fraudulenta. A vítima, então, fica sem a quantia e sem o acordo que pensou estar fazendo.
Para evitar o golpe do boleto falso, a Serasa sugere que o consumidor confira os dados que constam no boleto. Além disso, a empresa também fornece uma ferramenta para verificar a veracidade desses documentos.
Qual a ferramenta que a Serasa fornece para nos proteger?
Para evitar que clientes caiam no golpe do boleto, a Serasa fornece uma ferramenta que nada mais é que um validador validador de boletos da Serasa, aonde o cidadão pode verificar se o documento é ou não fraudulento.
Para isso, basta acessar o site ou aplicativo da Serasa Consumidor, inserir o código de um boleto ou Pix e verificar se trata-se realmente de um acordo oficial da instituição ou é um golpe.
Também é possível verificar a autenticidade do boleto por meio do WhatsApp oficial da Serasa, que tem o selo de verificação, um símbolo verde que fica ao lado do nome da conta oficial da empresa.