Cartões de crédito podem ser mais nocivos do que se imagina e você precisa se atentar a essas informações
Você consegue imaginar a sua vida sem um cartão de crédito? De fato, com os imprevistos do dia a dia e a falta do dinheiro ali na hora, essa ferramenta acaba “salvando” a muitos de nós.
Mas você sabia que essa linha de crédito, tão utilizada pelos brasileiros, também pode ser bem nociva para a nossa saúde financeira?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, segundo o portal Jovem Pan, um levantamento feito pela própria Serasa indica que mais da metade dos brasileiros tem mais de um cartão de crédito na carteira.
Esse mesmo estudo que foi feito entre os dias 2 de abril e 2 de maio entrevistou mais de 3 mil pessoas e, segundo eles mesmos, o principal motivo dessa multiplicidade é poder somar com os demais no fim do mês, mas essa atitude pode ser bem perigosa.
Falsa sensação de segurança …
Por mais que pareça ser bom ter vários cartões de crédito à disposição e, por mais que metade desses participantes alegam fazer o uso consciente dos mesmos, a situação na prática não é bem assim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Thiago Ramos, gerente da Serasa, esse comportamento que muitos alegaram ter parece funcionar apenas na teoria …
Tanto é, que esses cartões de crédito, junto com outros produtos bancários, como cheque especial e empréstimo pessoal, são a principal categoria aonde encontra-se as dívidas dos inadimplentes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Confirmado para hoje (26): Substituto de Tralli para JH com lei de Lula que atinge saldo da poupança Caixa
● Lojas lacradas e adeus após 45 anos: Varejista tão popular quanto as Casas Bahia tem falência devastadora
● Dinheiro na sua conta HOJE (26): Caixa libera antecipação salvadora do FGTS em apenas 3 passos
Um exemplo vivo disso é o engenheiro civil Henrique Alves da Costa, mesmo ficando desempregado por um longo tempo, ele continuou usando seus cartões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado disso não poderia ser outo, ele ficou endividado com os bancos e chegou a perder até mesmo o apartamento que tinha para pagar as dividas.
Em 2016, ele decidiu parar de usar o cartão de crédito e passou a pagar tudo à vista. Em uma entrevista concedida ao Serasa, durante a pesquisa ele afirmou que depois de passar por tudo isso, não quer mais saber de cartões de crédito e paga tudo a vista.
Ainda segundo essa pesquisa, a maioria dos entrevistados utiliza o cartão de crédito para compras parceladas e também para compras básicas do dia a dia, como alimentação e combustível, além de compras pela internet e situações emergenciais.
Qual a melhor forma de usar o cartão de crédito?
Mas calma, ainda existe uma maneira saudável de usar os cartões sem precisar chegar ao extremo. Segundo o portal “Exame”, você pode seguir algumas dicas que auxiliam nesse uso consciente e são elas:
Definir um limite pessoal: estipular um teto para manter os gastos sob controle é essencial para manter a situação equilibrada.
Tenha atenção ao prazo de vencimento da fatura: Evite pagar as faturas em atraso, se você acha que um mês vai apertar mais do que os demais, evite usar o cartão.
Anote e acompanhe os gastos: Deixe tudo por escrito para não se perder nas contas.
Crie um fundo de reservas: Se o uso for inevitável, guarde um valor especificamente para o pagamento da dívida do cartão.
Fuja de compras desnecessárias e impulsivas: Antes de comprar, pergunte a si mesmo se o que deseja comprar seja realmente necessário
Não exagere nos parcelamentos: Quanto mais parcelas, mais dívidas. Sendo assim, se programe para enxugar o máximo que puder ao comprar coisas maiores.