Por meio do site oficial, Serasa emite comunicado sobre CNH apreendida ou suspensa de pessoas que estão com nome sujo
O Brasil possui mais de 72 milhões de pessoas com dívidas em atraso, desse total, ao menos 20 milhões de consumidores estão inadimplente, segundo o Serasa. Pensando nisso, o portal costuma compartilhar algumas notícias importantes para quem está com o nome sujo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A inadimplência pode trazer risco de penhora de bens, bloqueio de contas bancárias e mais. Nesta terça-feira, 06, iremos mostrar o comunicado do Serasa sobre a possibilidade da CNH ser “arrancada” do cidadão que está com o nome sujo.
Muitas vezes, o brasileiro que está com o nome sujo possuí a dúvida se pode ou não tirar a CNH. Fato é que não possuí nenhuma lei ou norma interna do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que impeça as pessoas inadimplentes de emitir o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal oficial do Serasa, a existência de dívidas não interfere na hora do cidadão tirar o documento. Porém, o cidadão deve ficar atento com algumas normas.
Isso porque, o cidadão deve manter a CNH regular, uma vez que a inadimplência pode levar à retenção e apreensão do documento, que é um dos instrumentos autorizados por lei para ser usado como forma de pressionar o devedor a pagar ou negociar seus atrasos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida é válida para qualquer débitos, sejam envolvendo o veículo, o Detran ou outros. Porém, essa tática é usada apenas em último recurso e deve haver uma decisão proferida por juiz em um processo judicial.
COMO OCORRE
Em um primeiro momento, o credor irá tentar negociar a dívida com o devedor. A partir do momento em que não houver a intenção de resolver o problema, novas medidas podem ser tomadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se o devedor não demonstrar intenção, o credor poderá protestar a dívida em cartório, o que traz restrições ao CPF, segundo informações do Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso, o problema não seja resolvido, a dívida pode virar um processo judicial de cobrança e a CNH poderá ser apreendida ou suspensa. A prioridade é encontrar patrimônio suficiente para pagar o valor em aberto.
Isso pode ser feito por meio de penhora de dinheiro em banco ou bens móveis ou imóveis, por exemplo. Se nada disso for possível, então a CNH poderá ser suspensa caso o credor faça esse pedido ao juiz.
No entanto, os cidadãos que dependem da CNH para trabalhar, como é o caso de motoristas da Uber, 99, táxi ou outros, não podem ter a CNH suspensa ou apreendida.
COMO LIMPAR O NOME NO SERASA DE UMA VEZ SÓ?
Como havíamos mencionado, o Serasa costuma compartilhar alguns assuntos importantes para os brasileiros que possuem dívidas. Inclusive, como conseguir sair da inadimplência. Veja dicas:
- Conhecer a sua situação financeira;
- Procurar o credor para renegociar;
- Pagar as contas em dia;
- Fazer o possível para não assumir novas dívidas;
- Ter o controle de crédito;
- Tomar cuidado com os pequenos gastos.
- Por fim, o cidadão que tiver uma dívida poderá renegociar o débito no Serasa, caso a empresa detentora da dívida seja uma de suas parceiras.