URGENTE
Atenção: Serasa faz alerta GERAL para pessoas que possuem dívidas há mais de 20 anos e você tem que saber
08/06/2023 às 19h00

Tem uma dívida no Serasa há muito tempo? Então essa notícia é para você mesmo
Tem muitos brasileiros que tem dívidas que passamos dos 20 anos e foram por muito tempo cobrados pelo Serasa, a dúvida é: ainda dá para ser cobrado por isso?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial, o Serasa fez um anúncio sobre Prescrição de dívidas e os valores que passam dos 20 anos, se podem ou não ser cobrados.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que dívidas prescritas há mais de 20 anos podem ser cobradas, mas vamos nos aprofundar mais a partir da matéria do Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, que dívidas prescritas há mais de 20 anos podem ser cobradas.
O entendimento dos ministros foi de que o prazo de prescrição é interrompido quando o credor propõe uma ação judicial para cobrar a dívida, mesmo que a ação tenha sido extinta sem resolução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pão recheado de baratas: Padaria nº1 em shopping popular é interditada pela Vigilância Sanitária no RJ
● Anvisa em alerta: Restaurante famoso de shopping em Pernambuco sofre com infestação de ratos em 2025
● Isenção do cartão de crédito e 2 contas quase de graça na Era Lula: Lei traz 3 vitórias aos idosos 60+
Ou seja, caso o credor, que é a empresa que não foi paga, aciona a justiça para entrar com processo contra o endividado e esse endividado fica ciente do acionamento da justiça, a prescrição pode ser interrompida mesmo com 20 anos após a dívida.
Essa decisão do STF trouxe uma mudança significativa na interpretação do Código Civil, que antes previa um prazo de prescrição de 20 anos para as dívidas.
Com isso, muitas empresas e credores passaram a ter a possibilidade de cobrar a inadimplência antiga que antes eram consideradas prescritas.

Serasa é o principal Órgão de Proteção do Crédito no Brasil (Reprodução/Internet)

Serasa (Reprodução/Internet)

Esse é o logo do Serasa Experian (Reprodução - Serasa)
AS DÍVIDAS NÃO CADUCAM?
Vale ressaltar que muitas pessoas acham que após cinco anos da inadimplência, elas caducam, ou seja, deixam de existir, mas a realidade não é essa.
Acontece que o Serasa é apenas um intermediador entre você, endividado, e o credor. Após cinco anos, o Serasa simplesmente deixa de propor oportunidades de parcelamento ou de créditos para quitar essa dívida, mas, ela permanece ainda nos sistemas da empresa que tem que receber o pagamento dessa dívida.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br