Tem uma dívida no Serasa há muito tempo? Então essa notícia é para você mesmo
Tem muitos brasileiros que tem dívidas que passamos dos 20 anos e foram por muito tempo cobrados pelo Serasa, a dúvida é: ainda dá para ser cobrado por isso?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No site oficial, o Serasa fez um anúncio sobre Prescrição de dívidas e os valores que passam dos 20 anos, se podem ou não ser cobrados.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que dívidas prescritas há mais de 20 anos podem ser cobradas, mas vamos nos aprofundar mais a partir da matéria do Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos, que dívidas prescritas há mais de 20 anos podem ser cobradas.
O entendimento dos ministros foi de que o prazo de prescrição é interrompido quando o credor propõe uma ação judicial para cobrar a dívida, mesmo que a ação tenha sido extinta sem resolução
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, caso o credor, que é a empresa que não foi paga, aciona a justiça para entrar com processo contra o endividado e esse endividado fica ciente do acionamento da justiça, a prescrição pode ser interrompida mesmo com 20 anos após a dívida.
Essa decisão do STF trouxe uma mudança significativa na interpretação do Código Civil, que antes previa um prazo de prescrição de 20 anos para as dívidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Beneficiários do Bolsa Família comemoram presente de NATAL com duas parcelas de R$ 600 até 24/12
Com isso, muitas empresas e credores passaram a ter a possibilidade de cobrar a inadimplência antiga que antes eram consideradas prescritas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AS DÍVIDAS NÃO CADUCAM?
Vale ressaltar que muitas pessoas acham que após cinco anos da inadimplência, elas caducam, ou seja, deixam de existir, mas a realidade não é essa.
Acontece que o Serasa é apenas um intermediador entre você, endividado, e o credor. Após cinco anos, o Serasa simplesmente deixa de propor oportunidades de parcelamento ou de créditos para quitar essa dívida, mas, ela permanece ainda nos sistemas da empresa que tem que receber o pagamento dessa dívida.