BOMBA

Serasa emite comunicado a brasileiros com dívidas há mais de 5 anos e crava fim do nome sujo em 6 passos

Serasa chega com comunicado para o público de casa (Foto: Divulgação)

Serasa chega com comunicado para o público de casa (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serasa surpreendeu ao confirmar uma grande notícia para quem tem uma dívida há mais de 5 anos. Aliás, a notícia caiu como um presente

Serasa é um dos principais órgãos de proteção ao crédito dos brasileiros. Quem por algum motivo não quita seus débitos acaba com o nome sujo na empresa.

Vale lembrar que o número de pessoas endividadas não para de crescer. Recentemente, um alerta importante foi feito para quem tem uma dívida há 5 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão veio do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e surpreendeu os brasileiros. Mesmo após cinco anos de inadimplência, o nome dos devedores continuará no Serasa.

Serasa e CPF (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)
Serasa e CPF (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

De acordo com a empresa de análises para decisões de crédito, uma dívida com mais de 60 meses, ou seja, uma dívida prescrita, ainda pode ser cobrada ao devedor.

Mas, conforme o portal ‘SOS Consumidor’, esse tipo de débito não pode ter uma cobrança de forma concreta. Assim, a dívida prescreve depois de 5 anos de vencimento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois desse tempo, o devedor não tem nenhuma obrigação de fazer o pagamento e o credor não tem mais o direito de solicitar a quitação da dívida por processos judiciais.

Ainda segundo o portal FDR, isso também resulta na exclusão do nome do devedor dos cadastros de inadimplentes. Ela deixa de constar como negativada no Serasa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

Para quem tem o nome sujo sabe que é impossível ter uma liberdade financeira. Entretanto, para quem tem uma dívida de mais de 5 anos, ela prescreve. Assim, você não precisa se preocupar. Mas, para quem quer acabar o problema, o Serasa tem a solução. Mostramos 06 passos para dar adeus ao CPF sujo.

Serasa emite comunicado geral e crava o que acontecerá com quem tem dívidas há mais de 5 anos em 2025 – Foto: Internet

Quais são os 06 passos para dar adeus ao CPF sujo?

  1. Cadastro: Para participar da negociação, é imprescindível ter um cadastro na plataforma da Serasa;
  2. Ver oferta: Ao acessar a sua conta, as dívidas em atraso ou negativadas serão reveladas, e o consumidor poderá verificar as ofertas disponíveis;
  3. Opções de pagamento: A plataforma destacará as opções de pagamento e os descontos disponíveis, assegurando ao consumidor as melhores condições;
  4. Definir datas: O consumidor poderá optar pela data de vencimento que melhor se enquadre às suas finanças;
  5. Pagamento: É possível pagar a dívida à vista no PIX ou com um boleto único, de acordo com a oferta disponível;
  6. Acordo e aceitação: Por fim, o consumidor poderá revisar a proposta e aceitar os termos e condições para efetivar a negociação.

Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile