Preocupada com os brasileiros, Serasa corre com alerta
O Serasa está sempre preocupado com o bem financeiro dos brasileiros. Devido a isso, a instituição está sempre fazendo pequenos comunicados afim de esclarecer o que pode acontecer com os inadimplentes.
Pois bem, o mais recente está relacionado ao IPTU. O Serasa fez um comunicado expondo o que ocorre caso você fique devendo ao IPTU. Bom, primeiro, vamos expor o que é esse pagamento que geralmente é pago no início do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que incide sobre propriedade imobiliária urbana, independentemente de ser para moradia, comercial, industrial ou para outro fim. A quitação é um dever do contribuinte”, explica o Serasa.
Pois bem, logo, é um dever de todos os que tem casa arcar. Pois bem, e ele é calculado com base no valor venal do imóvel. Além disso, a alíquota do imposto varia de acordo com a cidade e pode ser progressiva, ou seja, quanto maior o valor do imóvel, mais alta a taxa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE ACONTECE SE NÃO PAGAR O IPTU?
O Serasa destacou que os inadimplentes podem ficar sujeitos a uma série de consequências legais e financeiras. O primeiro, é que não pagar em dia, gera jutos e juros nunca são um bom começo. O segundo, é que seu nome pode ficar sujo, há que o não cumprimento dessa obrigação, fará a prefeitura tomar medidas contra você.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E após todos os avisos, você ainda não pagar, o imóvel entrará em dívida ativa municipal e pode ir parar no leilão para quitar o débito. Há casos, que o imóvel pode ser até mesmo penhorado e leiloado em praça pública para pagar a dívida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE