Serasa registra número surpreendente de famílias endividadas
A instituição privada do Serasa Limpa Nome fez um anúncio importantíssimo, registrando que a cada 10 famílias, 8 possuem dívidas, uma taxa média de endividamento das famílias feita pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
No entanto, a empresa indicou uma porcentagem de 78,3% dos núcleos familiares do país que tinham dívidas em abril de 2023, já em 2022, foi anunciado valor recorde desde o começo do levantamento, com uma média total de 77,9%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, quando o endividamento da população aumenta, os riscos dos bancos e o custo do crédito crescem também, sendo mais difícil de adquirir empréstimos. Além disso, as dívidas excessivas também podem ocasionar uma redução do padrão de consumo e até a perda de patrimônio.
Segundo a psicóloga e especialista em Psicologia do Dinheiro, Valéria Meirelles, da Serasa, as dívidas geram impactos na vida social e no relacionamento com os membros familiares.
De acordo com a pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, realizada pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, revelou que 51% dos entrevistados endividados afirmam se sentirem envergonhados por estar nesta situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a pesquisa constatou que no ano passado o principal tipo de dívida dos brasileiros era o cartão de crédito (53%), onde mais da metade desses gastos com o cartão (65%) correspondem a compras de supermercado e 48% correspondem a compras de produtos, como roupas, calçados e eletrodomésticos.
Contudo, a psicóloga sugere uma ação que ajudará na situação de inadimplência: “É importante a inclusão de toda a família como protagonista no uso do dinheiro e dos recursos, pois essa atitude incentiva a responsabilidade coletiva”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula toma decisão sobre o 13º salário do Bolsa Família e confirma real sobre liberação
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
Como evitar o endividamento?
Confira as formas de evitar a situação, de acordo com a Serasa Limpa Nome:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Faça uma planilha dos gastos
- Planeje as refeições
- Procure promoções e descontos
- Economize em casa
- Estabeleça uma mesada