Serasa emite alerta importante sobre cartões de crédito
A instituição privada do Serasa acaba de fazer um comunicado importantíssimo referente aos cartões de crédito e o quanto o Serasa Score os influenciam, analisando diversos fatores de renda e o comprometimento com crédito.
Portanto, de acordo com a instituição, a pontuação do Score pode refletir o histórico e o momento financeiro de uma pessoa e é utilizado pelos bancos e instituições financeiras na avaliação de risco de crédito que será disponibilizado ao consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o Score costuma desempenhar um papel importante na determinação do limite do cartão de crédito oferecido pelos bancos e instituições financeiras, já que a pontuação ajuda a medir o risco de crédito do consumidor, sendo um indicador confiável para avaliar a probabilidade de um cliente pagar os compromissos financeiros de forma pontual.
Antes de emitir um cartão de crédito, os bancos analisam diversos fatores, como renda e comprometimento com crédito, antes determinar o limite adequado para ele, nesse caso, o Serasa Score é um desses fatores, pois reflete o risco de crédito, e geralmente quanto maior o risco, menos limite é liberado.
Contudo, manter uma pontuação alta indica responsabilidade do consumidor no uso do crédito e pode abrir portas para limites mais altos e melhores condições; uma pontuação baixa pode limitar as opções e dificultar o acesso ao crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a pontuação indica ao mercado a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. O valor de pontuação é o resultado de um cálculo feito por inteligência artificial, que considera 4 fatores principais, com diferentes pesos: Compromisso com crédito (55%); Registro de dívidas e pendências (33%); Consultas ao CPF (6%); Evolução Financeira (6%).
Como melhorar a pontuação da instituição?
Confira as dicas de como melhorar o Score, feito pela Serasa:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Pague as contas em dia
- Regularize dívidas em atraso
- Evite solicitações excessivas de crédito
- Tenha paciência e persistência