Serasa alerta cidadãos sobre a restituição do Imposto de Renda 2023
A Instituição do Serasa acaba de alertar os cidadãos que a partir do dia 31 de maio até o mês de setembro, o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023, passará a ser aplicado assim como nos anos anteriores, com os pagamentos divididos pela Receita Federal em cinco lotes.
No entanto, a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é a devolução de um valor pago a mais no ano anterior para a Receita Federal, ou seja, caso o cidadão tenha pagado um valor maior que deveria, terá um saldo disponível para resgatar conforme o calendário de pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a quantia é paga pela Receita Federal de maneira à vista ou em parcelas durante a vigência do calendário de restituição, que é dividido em lotes e cada contribuinte recebe o dinheiro em um determinado período. Contudo, todo o contribuinte que possui saldo a ser recebido após declarar o IRPF em 2022, poderá ter o direito à restituição neste ano.
Apesar da Receita não divulgar os lotes correspondentes a cada contribuinte, o cidadão que receberá a restituição deve verificar o site oficial da instituição ou o aplicativo próximo as datas de pagamento. Vale ressaltar, que o primeiro lote é sempre destinado ao grupo prioritário, e em seguida, são realizados os demais pagamentos.
O pagamento do valor é depositado automaticamente na conta corrente ou poupança do contribuinte, ou até mesmo via PIX, caso o cidadão tenha preferido este modelo de transferência. A quantia é atualizada de acordo com a taxa Selic, e o prazo da permanência da restituição automática é de apenas um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando será os pagamentos dos lotes?
Confira o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023:
- 1°lote: 31 de maio
- 2°lote: 30 de junho
- 3°lote: 31 de julho
- 4°lote: 31 de agosto
- 5°lote: 29 de setembro