Serasa informa sobre multas de carros e seus juros
A instituição privada do Serasa emitiu um comunicado importantíssimo sobre as multas de carros e seus juros, e confirmar consequências sérias, além de como evitar gastos desnecessários no pagamentos dessas infrações.
No entanto, diversos cidadãos brasileiros despertam curiosidade e levantam questões diante os juros das multas de carro, e sobre os valores agregados na aquisição de um veículo. Portanto a Serasa informou e esclareceu os diversos questionamentos do tema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdade é que as multas de trânsitos, quando dão pagas até a data de vencimento, não possuem juros, porém o não pagamento da multa até a data do vencimento implicada o seu acréscimo de multa de mora.
Contudo, até o mês de vencimento, multa de 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por dia de atraso. Já a partir do mês seguinte ao do vencimento, multa de mora de 10%, mais juros de mora equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.
Desse modo, os juros aplicados em multas de trânsito geralmente seguem as taxas estabelecidas pela legislação específica. Caso o pagamento seja feito após o vencimento da multa, mas ainda dentro do mesmo mês, o valor não é tão alto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, caso o mês do vencimento da multa transcorra sem pagamento, além de uma multa de mora de 10% sobre o valor cobrado, ainda deverão ser pagos juros que são estabelecidos com base na taxa Selic.
Vale ressaltar que os juros de multa de trânsito não são negociados, mas às vezes surgem campanhas do governo concedendo desconto ou até mesmo isenção do pagamento desses juros. O recomendado é entrar em contato com a autoridade responsável pela cobrança para buscar opções de negociação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as consequência de não pagar multa de trânsito?
- Acréscimo de juros e penalidades
- Restrições no licenciamento do veículo
- Impedimento de transferência de propriedade
- Aumento da pontuação na CNH
- Protesto e inclusão em dívida ativa
- Dificuldades na obtenção de crédito