Os brasileiros receberam uma má notícia do Serasa sobre o cheque especial. A instituição cravou 4 alertas máximos e todos devem se atentar. Principalmente quem tem conta na Caixa, Bradesco e mais. A seguir, veja todos os detalhes
O Serasa trouxe 4 alertas preocupantes sobre o cheque especial. O serviço de crédito comunicou que as instituições como Caixa, Bradesco e mais, podem mudar os limites, impactando milhares de brasileiros.
A seguir, o TV FOCO, junto ao seu time de especialistas, vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre os alertas do Serasa. Mas, primeiramente, você sabe o que é o cheque especial?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o cheque especial é um crédito pré-aprovado oferecido por alguns bancos diretamente na conta corrente, permitindo que o consumidor use um valor além do saldo disponível.
Cheque especial
- O cheque especial é o famoso “limite bancário”;
- Ele costuma aparecer no extrato como um valor extra que pode ser utilizado em emergências ou imprevistos;
- Porém, como qualquer linha de crédito, o cheque especial vem com custos;
- Além disso, o Serasa cravou alguns alertas sobre o uso do cheque especial;
- A seguir, veja mais detalhes.
Serasa alerta a população
De acordo com o Serasa, o cheque especial é uma ferramenta financeira que deve ser usada com cautela, principalmente para situações emergenciais e por períodos curtos.
Quando necessário por mais tempo, é recomendável buscar alternativas de crédito com juros menores e prazos mais flexíveis, como empréstimos pessoais ou financiamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja 4 alertas do Serasa sobre o uso do serviço de crédito:
- O uso constante pode levar ao efeito bola de neve, onde o consumidor já começa o mês com dívidas e acaba se endividando ainda mais ao longo do tempo.
- Muitos consumidores confundem o cheque especial com um valor de sua propriedade, mas ele é, na verdade, um crédito fornecido pelo banco, que precisa ser devolvido com juros.
- Além dos juros elevados, o uso do cheque especial pode gerar IOF e multas, aumentando significativamente a dívida.
- A facilidade de acesso ao cheque especial pode fazer com que muitos o utilizem sem explorar outras opções de crédito, que podem ser mais vantajosas.
ATENÇÃO! Cuidados ao utilizar o serviço
Conforme o Serasa, alguns bancos oferecem um período de isenção de juros, mas o IOF será cobrado, independentemente. Assim, evite recorrer ao serviço como uma solução constante para suas finanças.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quanto mais tempo o saldo ficar negativo, mais juros você terá que pagar, aumentando o valor da dívida. É importante lembrar que o cheque especial é um crédito, e não um “dinheiro extra”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, preciso muito de um dinheiro extra imediato, o que fazer?
Calma, se você está precisando de um valor extra, por qualquer motivo que seja, não recorra ao cheque especial imediatamente. Primeiramente, coloque a cabeça no lugar, depois, se liga nessas alternativas:
O mais recomendado é que desde sempre você organize e administre suas finanças de forma consciente, sem extrapolar em seus gastos mensais e sempre ter uma reserva de emergência.
Mas, caso isso não seja possível, a alternativa mais indicada é que você procure alguma opção de crédito com juros baixos, lembre-se de analisar mais de uma ou duas modalidades.
Além disso, simule o empréstimo em diferentes instituições e compare as condições oferecidas. Por fim, não esqueça de ter certeza que conseguirá arcar com as parcelas, para não aumentar suas dívidas.
Considerações finais
O Serasa emitiu 4 alertas sobre o uso do cheque especial, destacando o risco de endividamento devido aos juros elevados, IOF e multas.
O cheque especial deve ser utilizado com cautela, apenas em situações emergenciais, e por períodos curtos.
O Serasa recomenda buscar alternativas de crédito com juros menores, como empréstimos pessoais, e nunca tratar o cheque especial como “dinheiro extra”.
É importante ter um planejamento financeiro, sempre analisar as opções disponíveis e garantir que será possível arcar com as parcelas para evitar aumentar as dívidas.
Como negociar uma dívida no Serasa?
Confira o passo a passo para conseguir negociar sua dívida:
- Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou abra o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.
- Faça seu login e confira as ofertas disponíveis para você.
- Selecione a oferta para quitar a dívida e a forma de pagamento que deseja. Pronto!
Aliás, veja também sobre uma nova lei confirmada pelo Serasa clicando aqui*.