Serginho Groisman comanda do Altas Horas, da Globo, mas viveu diversas experiências antes de chegar ao programa
Nascido em São Paulo, no dia (29) de junho de 1950, Serginho Groisman é tido como um dos nomes mais aclamados no entretenimento brasileiro. Dono das noites de sábado da Globo, o apresentador do Altas Horas sempre se mostrou pró-ativo e comunicativo, dando espaço e liberdade ao entrevistado.
Mas, antes de chegar onde está atualmente e conseguir o reconhecimento merecido, o apresentador quase investiu em outra carreira. Para quem não sabe, ele estudou direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo por um ano, porém, abandonou o curso. Na época, 1970, ele produzia shows de grandes nomes da MPB, como Cartola, Raul Seixas e Gilberto Gil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após abandonar o curso, o famoso ficou dividido entre história, na Universidade de São Paulo (USP), e jornalismo, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Mas, o amor pelo jornalismo venceu, e o artista se formou na área em 1977.
Formado, Serginho Groisman dedicou-se ao rádio e foi redator e repórter da Band FM, além de trabalhar na Rádio Cultura AM, no início dos anos 1980. E foi justamente na Cultura que surgiu o programa Matéria Prima, exibido entre 1984 e 1986. A atração, composta por shows e entrevistas dirigida aos jovens, nada mais era que o embrião do Altas Horas.
Em meio ao queridismo, Serginho Groisman aceitou uma oferta da TV Gazeta de São Paulo, passando a apresentar o TV Mix, exibido entre 1987 e 1989, voltado para o público jovem. Depois, retornou a TV Cultura e comandou o Matéria Prima entre 1990 e 1991.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa, por sua vez, virou um grande sucesso de público e crítica ao permitir que a plateia realizasse perguntas aos entrevistados. Na atração, o apresentador lançou o bordão ‘Fala garoto’ e impressionou a todos com a familiaridade em interagir com o público jovem e conduzir entrevistas com personalidades diversas.
CHEGADA NO SBT
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, Serginho Groisman recebeu um convite de Silvio Santos para trabalhar no SBT, onde ficou por oito anos, de 1991 a 1999, comandando mais de mil edições do Programa Livre, que abordava conteúdos atuais da música e cultura de maneira bem-humorada e entrevistas com grandes personalidades.
TRIUNFO NA GLOBO
Em 2000, o apresentador foi contratado pela Globo para comandar o Altas Horas nas madrugadas de sábado, onde também é diretor-geral da atração. Além disso, vale destacar que ele escreveu o livro infantil Meu Pequeno Corintiano, e assinou o roteiro do filme Fiel, em parceria com Marcelo Rubens Paiva.
Talentoso, flexível e amado por todos, Serginho Groisman defende que um bom apresentador de auditório, ou qualquer apresentador, precisa ter visão jornalística, ler, se interessar pelo que acontece no Brasil e no mundo, vsto que isso permite uma maior capacidade de trafegar por assuntos distintos.