Jornalista da Record crava fim de montadora rival da Chevrolet no Brasil para desespero dos trabalhadores
Em 2021, Sergio Aguiar anunciou ao vivo no Fala Brasil o fim das fábricas de uma das mais históricas montadoras de carros no Brasil, grande rival da Chevrolet que estava há anos produzindo carros no país.
Esse fim causou mito transtorno nos fãs da montadora, que não conseguiam acreditar que uma montadora grande como a Chevrolet estava indo embora do país.
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Segundo a Record, em 2021 a Ford anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil. Então, a multinacional operava uma fábrica de veículos de Camaçari (BA) e outra de motores e transmissões em Taubaté (SP), além da unidade de Horizonte (CE), que montava os jipes da marca Troller. De lá para cá, a empresa tornou-se importadora e viu suas vendas despencarem 72,9% no mercado.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave): em 2020, último ano no qual operou as fábricas no Brasil, a Ford comercializou um total de 139.255 veículos, entre automóveis e comerciais leves. Já em 2021, o número de unidades emplacadas despencou para apenas 37.778.
A participação da Ford também caiu bastante durante esse período. Enquanto, em 2020, a multinacional estava na quinta posição entre as marcas mais vendidas do país, com uma parcela de 7,14% do mercado, em 2021 esse percentual diminuiu para apenas 1,91%. A empresa terminou 2021 na 11ª colocação: foi ultrapassada por Toyota, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Caoa Chery, respectivamente.
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Com o fechamento das fábricas, a Ford extinguiu mais de 5.000 postos diretos de trabalho em Taubaté (SP) e Camaçari (BA). A empresa ainda mantém o campo de provas de Tatuí (SP), mas demitiu 110 funcionários do complexo em 2019: atualmente, apenas 150 profissionais trabalham no local. No mais, a multinacional também opera uma sede administrativa em São Paulo e um centro de desenvolvimento na Bahia.
Em matéria publicada em junho desse ano na Veja mostra que a Ford mantém em funcionamento no Brasil um de seus mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo. E ele não para de crescer.
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Localizado em Camaçari, na Bahia, o centro conta hoje com 1 600 engenheiros e pesquisadores contratados. Em 2021, quando a Ford fechou as fábricas brasileiras, eram 700. Para ter ideia, três motores que a marca utiliza em seus carros mundo afora foram desenvolvidos no Brasil. A área de software também é cada vez mais forte: quase metade de tudo o que é pensado em termos de painéis e tecnologias de sistemas é concebida em solo brasileiro.
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Além do núcleo de pesquisas, a empresa mantém em Tatuí, no interior de São Paulo, um centro de provas, que está em operação desde 1970 — foi o primeiro do Brasil. Atualmente, o espaço está em fase final de obras de infraestrutura para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em vários mercados. “A Ford virou uma grande importadora com área de inteligência”, diz o consultor independente Milad Neto. “O Brasil tem excelência em engenharia, somos muito criativos. Temos chance de nos tornar protagonistas no cenário de engenharia de mobilidade.”
QUANTOS CARROS A FORD CHEGOU A PRODUZIR NO BRASIL?
A Ford produziu 2 milhões de carros na sua fábrica da Bahia. A marca alcançou a marca de 1 milhão de carros produzidos em 2007 e os 2 milhões em 2012.