Série Stranger Things bate recorde histórico de audiência e Netflix “surta” na web
09/07/2019 às 19h59
Netflix resolve acabar com o mistério e revela a audiência da terceira temporada de Stranger Things
Stranger Things se consolida cada vez mais como uma das séries mais populares da atualidade. A produção, que estreou sem muito alarde na Netflix em 2016, tornou-se um fenômeno em pouco tempo, e chega ao auge em sua terceira temporada, registrando recorde histórico de audiência na plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O serviço de streaming faz bastante mistério e não costuma divulgar os números de visualizações de suas produções, mas os índices atingidos pela série foram tão expressivos, que a empresa não se conteve e decidiu anunciá-los nas suas próprias redes sociais.
Nesta quarta-feira (09), a Netflix revelou que 40,7 milhões de contas assistiram a pelo menos um episódio da terceira temporada de Stranger Things, que está disponível no catálogo da empresa desde a última quinta-feira (04), e que 18,2 milhões já viram todos os oito episódios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Netflix, trata-se de um recorde. Nenhuma outra produção da empresa conseguiu atingir tais números nesse mesmo período (quatro dias). O perfil brasileiro da empresa no Twitter, que já é conhecido pelo seu estilo descontraído, “surtou” ao anunciar os números, e chegou a usar um meme da série para celebrar a conquista.
Esses números divulgados pela Netflix, no entanto, geram controvérsias. Justamente pelo fato do serviço de streaming manter seus dados sob grande sigilo e cuidar da própria medição de audiência, muitos especialistas chegam a afirmar que a empresa costuma “aumentar” ou “distorcer” a forma de divulgação dos números para impressionar o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Atriz famosa conta ter sofrido abuso sexual e deixa todos perplexos com relatos bombásticos
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● HBO Max anuncia a data de estreia da segunda temporada de Gossip Girl; confira
● Tulsa King é confirma pela Paramount+; confira a data de estreia
● Prime Video confirma a volta de Carnival Row com Cara Delevingne, mas determina o fim da série
+Valesca Popozuda imita Anitta e quebra contrato com empresária acusada de roubo: “Sigo sozinha”
Este ano, por exemplo, a empresa anunciou que Bird Box tornou-se o seu filme original de maior audiência, e que as as séries You (Você) e Sex Education, que também são sucesso na plataforma, atingiram a marca de 40 milhões de espectadores em apenas um mês, o que faria as produções superarem a audiência de séries consagradas da televisão.
No entanto, durante um seminário que reúne críticos e executivos de televisão nos Estados Unidos, realizado em fevereiro, John Landgraf, chefe do canal FX, rebateu os números divulgados pela Netflix e revelou os verdadeiros dados de audiência da empresa.
Segundo Landgraf, You foi vista por uma média de 8 milhões de pessoas, um número considerado bom pelo executivo, mas que é bem distante dos 40 milhões anunciado pelo serviço de streaming. Já a verdadeira média de Sex Education, segundo o executivo, foi de apenas 3 milhões de espectadores.
Landgraf acusou a Netflix de confundir a mídia e os espectadores de forma intencional, já que os 40 milhões de espectadores de ambas as séries anunciada pela empresa diz respeito apenas ao número de pessoas que assistiram a 70% de um único episódio das duas atrações, e não à média geral. Esse tipo de medição, aliás, não é levado em consideração pelo mercado norte-americano.
Recebi pelo meu Walkie-Talkie a notícia de que Stranger Things 3 quebrou mais um recorde meu.
40,7 milhões de contas assistiram à série em apenas 4 dias, mais do que qualquer outro título no mesmo período.
E 18,2 milhões de contas já terminaram a temporada. Eu tô como? pic.twitter.com/JKJ7nq7ry8
— Netflix Brasil (@NetflixBrasil) 9 de julho de 2019
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.