Antigo prédio do INSS em Fortaleza passará por transformação
Na última terça-feira, 25, foi divulgada uma excelente notícia sobre a substituição de um serviço popular do INSS em Fortaleza, Ceará.
Nesta segunda-feira, 31 de março, traremos todos os detalhes sobre a reestruturação da antiga sede do INSS no Recife, Pernambuco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, o governo de Pernambuco recebeu oficialmente a doação do edifício, que o Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) vinha ocupando desde 2021.
Desse modo, o objetivo é transformá-lo em um conjunto habitacional para beneficiar diversas famílias.
Mas, afinal, o que aconteceu?
No dia 25 de março, um acordo firmado na Justiça Federal garantiu um desfecho positivo para aproximadamente 120 famílias que vivem no local e sonham com a casa própria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco (Seduh), nenhuma das pessoas que já ocupam o prédio precisará sair imediatamente.
Os responsáveis só precisarão desocupar o local quando iniciarem a execução do projeto habitacional, de acordo com apurações do TV Foco e informações do G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o governo estadual se comprometeu a realizar reparos emergenciais para garantir a segurança das famílias que residem no edifício.
Transformação do antigo prédio do INSS
Em entrevista ao portal g1, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, destacou que a iniciativa conta com a parceria de diversos órgãos governamentais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o programa Minha Casa Minha Vida desenvolverá o projeto.
“A gente está desenvolvendo aqui o projeto, que é uma forma de dar o apoio técnico para a entidade que não teria capacidade financeira e nem tem corpo técnico para projetos mais complexos”, explicou a secretária.
Substituto
A Seduh fornecerá suporte técnico para elaborar o projeto de retrofit, que adaptará a estrutura do prédio para convertê-lo em unidades habitacionais.
Após a finalização da proposta de intervenção, o próprio movimento social (MLRT) será responsável por inscrever o projeto no programa Minha Casa Minha Vida para viabilizar o financiamento.
A Seduh e o MLRT já estão elaborando a proposta e devem encaminhá-la ao governo federal ainda no primeiro semestre de 2025.
Desse modo, caso aprove o projeto, o governo prevê concluir a obra em até três anos.
Além disso, as famílias que precisarem deixar o imóvel temporariamente receberão um auxílio moradia no valor de R$ 350 até a entrega definitiva das novas moradias.
Processo judicial
A 10ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) definiu por meio de um acordo judicial o destino do prédio.
Ou seja, esse acordo encerrou a ação de reintegração de posse que havia sido movida pelo INSS contra o MLRT.
Quais serão os próximos passos do processo?
Por fim, com a decisão, os próximos passos do processo serão os seguintes:
- O INSS transfere a gestão do prédio para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU);
- Em seguida, a SPU repassa a propriedade do edifício para o estado de Pernambuco;
- O governo de Pernambuco assume a responsabilidade pela reforma estrutural e pela adaptação do imóvel para fins habitacionais;
- As famílias do MLRT que precisarem desocupar o local receberão um auxílio moradia mensal no valor de R$ 350;
- O programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Entidades, desenvolverá o projeto dentro de suas diretrizes, com previsão de concluí-lo em até três anos.
Considerações finais
Em suma, o antigo prédio do INSS em Recife será destinado à construção de moradia popular.
Veja mais informações sobre benefícios do governo clicando aqui.