Cidadãos possuem direito de serviços bancários gratuitos
Poucas pessoas sabem, mas todo o cidadão tem direito a alguns serviços bancários gratuitos, que são garantidos para que o cliente realize algumas atividades que são indispensáveis sem se preocupar em gastar, já que o dinheiro nem sempre dá conta de todas as necessidades.
Desse modo, quando alguém abre uma conta em um banco, fica sujeito a pagar certas taxas no decorrer do tempo, mas existem alguns serviços que não requerem nenhum custo, com o intuito de facilitar a vida dos clientes, tornando os processos menos desgastantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, obrigatoriamente todas as instituições devem oferecer um cartão de débito aos cidadãos, como a possibilidade de realização e até quatro saques gratuitamente no guichê ou terminais de autoatendimento todos os meses, porém, no caso da retirada do extrato, o limite é de duas vezes.
Contudo, assim que o cartão de débito do cliente perder a validade, é tarefa do banco enviar um novo dispositivo com uma data de validade atualizada.
Outro serviço bancário gratuito é um extrato consolidado que mostra anualmente casa tarifa e taxa cobrada todos os meses, tanto na conta corrente quanto na poupança, assim o banco consegue manter uma relação de confiança e maior transparência com as cobranças que envia ao cliente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já aqueles que precisam realizar transferências entre contas de um mesmo banco podem contar com suas movimentações mensais, além de valer para guichês, para transferências via internet ou em terminais de autoatendimento.
A conta-salário é um serviço pago?
A portabilidade do salário, quando é necessário abrir uma conta-salário em uma outra instituição, normalmente as companhias já possuem uma empresa padrão para isso. O cliente não deve pagar taxa alguma na transferência entre seu pagamento mensal e sua conta tradicional, sendo necessário o pagamento somente se ela acontecer em parcelas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE