E o polêmico aviso geral sobre veículos feitos antes de 2014? Se surpreenda ao ver a verdade se ele será recolhido ou não
Recentemente um video viralizou nas redes sociais, no qual um homem diz que os motoristas com carros fabricados antes de 2014 não podem mais sair com eles nas ruas devido à nova legislação e causou pânico generalizado a todos que viram o video.
De início, já adianto que a notícia se trata de uma fake news, e o famigerado video, que foi compartilhado por várias pessoas em todas as redes sociais, com mais de 16,6 mil encaminhamentos, e 722,7 mil visualizações, 14,9 mil reações e 4.421 mil comentários, acabou gerando desinformação em massa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A repercussão foi tanta que o Ministério dos Transportes precisou se pronunciar sobre o assunto, para tranquilizar os internautas, motorista e donos de veículos fabricados antes de 2014.
Os itens de segurança citados no vídeo são o airbags e freios ABS, onde a nova lei vale apenas para os carros saídos de fábrica a partir de 1 de janeiro de 2014, os quais devem ser produzidos com os dois itens de segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na nota emitida pelo Ministério dos Transportes, foi dito que a determinação de ter os dois itens adicionais de segurança vale apenas para os carros fabricados a partir de 2014, ou seja, os motoristas continuarão com a posse dos veículos antigos e os veículos produzidos a partir do ano citado devem, obrigatoriamente, ter dois itens de segurança.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos carros tem no Brasil?
Segundo dados do portal “Auto esporte”, atualmente existem mais de 59.242.869 de automóveis no país e esse numero ainda pode ser maior, pois a frota total é muito maior e passa de 100 milhões, o que equivale a mais de um terço da população brasileira.