Severiano confirma liberação melhor que o 14º salário pela Caixa durante JH, na Globo
O âncora Alan Severiano paralisou o Jornal Hoje às pressas, nesta última quarta-feira (15), e confirmou liberação pela Caixa, melhor que o próprio 14° salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Trabalhadores do Rio Grande do Sul terão o benefício extra no pagamento salarial do PIS-Pasep que começa hoje (15)”, informou o jornalista durante o Jornal Hoje, da Globo.
Portanto, de acordo com o telejornal, o pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2022, começou a ser feito nesta última quarta-feira para os nascidos em maio e junho, além de todos os trabalhadores do RS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o abono é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa.
Desse modo, está será a quarta leva do benefício liberada pelo governo federal neste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, em fevereiro, o Ministério do Trabalho fez o pagamento para os nascidos no mês de janeiro. Já em março, foi a vez dos trabalhadores nascidos em fevereiro. No mês passado, receberam os nascidos em março e abril.
Contudo, o PIS é o benefício extra destinado aos funcionários da iniciativa privada e o Pasep para os servidores públicos que trabalharam por pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até 2 salários-mínimos por mês.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, diferente dos outros anos, o calendário de pagamento de 2024 foi unificado, segundo informações do G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, tanto funcionários da iniciativa a privada como servidores públicos receberão de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.
Além disso, no Rio Grande do Sul, além do pagamento na programado, serão antecipados os créditos dos benefícios para os nascidos de julho a dezembro, devido à situação de calamidade do estado.
Com isso, o pagamento ocorrerá automaticamente, não sendo necessária manifestação ou solicitação por parte do beneficiário. Para receber, o estabelecimento empregador precisa estar no estado do RS.
Qual é o valor do PIS-Pasep de 2024?
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão.
Dessa maneira, o cálculo corresponde ao valor atual do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Assim, somente quem trabalhou os 12 meses do ano-base recebe o valor total de um salário-mínimo. Neste ano, o benefício irá variar de R$ 118 a R$ 1.412.