A novela “América” poderia ter exibido uma cena de beijo gay entre Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, em 2005, a pedido de Glória Perez
“América” é uma novela da TV Globo exibida em 2005 e foi mais um dos grandes sucessos de Glória Perez na tela da platinada. A novela protagonizada por Deborah Secco tratou sobre assuntos muito importantes e se destacou pelo envolvimento romântico entre os personagens de Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois deram vida a Júnior e Zeca, respectivamente, que se apaixonaram perdidamente na reta final da trama. Para o último capítulo, a autora escreveu um beijo para os personagens, já que todo o contexto levava ao ato de carinho e romantismo, mas o conservadorismo ainda falava alto no início dos anos 2000.
Após Glória Perez escrever, a cena do beijo entre Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro foi gravada. O problema é que horas antes de ir para o ar, a cena foi exibida a executivos da Globo, que ficaram escandalizados e simplesmente mandaram cortar a cena, tudo para que o público mais conservador não se sentisse ‘ofendido’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Passamos a cena para a diretoria toda, daí resolveu-se cortar. Ficamos todos frustrados. Eu vi uma ansiedade muito grande das pessoas na rua que queriam que aquilo acontecesse. Não era um beijo que acontecia do nada, tinha toda uma história entre aquelas duas pessoas”, declarou a autora à Rádio FM O Dia. Ela também entregou que a sequência foi gravada sete vezes.
LAMENTOU TER SIDO ALVO DE CENSURA
Bruno Gagliasso chegou a chorar durante a premiação Contigo!, em 2015, ao revelar que não foi avisado sobre o veto do beijo na novela “América”. Ele contou que estava muito animado e com “tesão” ao gravar o folhetim, mas sequer recebeu um aviso sobre o seu beijo com Erom Cordeiro ter sido proibido em rede nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SEM REEXIBAÇÃO ATÉ HOJE
Vale ressaltar que “América” ainda não foi reprisada pela Globo e nem pelo Viva. A novela ainda não tem previsão de estreia no Globoplay, apesar de ter obtido bons números de audiência quando foi exibida originalmente. Mesmo com a mudança do comportamento e da aceitação do público hoje em dia, a cena do beijo gay – que estava muito longe de ter um teor sexual – ainda não foi reproduzida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE