É SÉRIO?!

Sem conseguir acreditar: Brasil mira e sexta-feira poderá ser emendada para sempre com sábado e domingo

01/06/2023 às 10h18

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Sextas Feiras podem ser emendadas para sempre no Brasil (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Sexta feira pode virar mais um dia de folga no fim de semana e você PRECISA entender o que está acontecendo

Já imaginou poder folgar para sempre em todas as sextas feiras? Pois é, a tão aguardada sexta feira têm grandes chances de virar mais um dia do nosso tão amado fim de semana.

Isso porque, há um tempo atrás, segundo o portal BDF, algumas empresas no Reino Unido decidiram fazer um teste e estipularam como expediente apenas 4 dias da semana (segunda a quinta).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse teste, ao que indica, foi um sucesso e 91% das empresas daquele país decidiram continuar com o projeto. Mas você deve estar se perguntando: “Ok, mas eu moro no Brasil, o que eu tenho a ver com isso?” Pois é, para a alegria geral da nação esse projeto pode chegar a vir em nosso território também!

Brasil é o próximo!

Segundo o que foi divulgado pela Forbes, após países como Reino Unido, Portugal e África aderirem a esse regime de carga horária, essa redução pode chegar ao Brasil.

Continua após o Veja Também

Veja também

A experiência irá começar a rolar em novembro, e a premissa é a mesma, reduzir a jornada por 4 das e 32 horas semanais. E se os resultados forem tão bons quanto foi no Reino Unido, é bem capaz dessa medida ser efetiva em nosso país também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse projeto cuja organização é da 4 Day Week Global, que também lidera os projetos-piloto nos outros lugares do mundo, acontecerá no país por seis meses em parceria com a consultoria de felicidade corporativa Reconnect Happiness at Work e a Boston College.

Esse experimento ainda está em fase de testes e deve ocorrer em  empresas de pequeno e médio porte e com parte das equipes. As empresas interessadas em participar podem se registrar no site da  4 Day Week Brazil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As mentorias do estudo irão ocorrer em agosto deste ano. “Mas essa redução vai diminuir o salário?” Podem  ficar tranquilos quanto a isso, apesar da diminuição ser de 20% no tempo, a proposta não irá alterar os salários.

Segundo Renata Rivetti, CEO da Reconnect Happiness at Work a ideia é justamente ser produtivo em redesenhar a gestão do tempo, fora isso, o projeto tende a diminuir a sobrecarga. Fora isso ela acredita que seja possível resolver tudo em 4 dias.

Como esse projeto irá funcionar ?

A Boston College vai medir parâmetros que as empresas já costumam analisar, como dados financeiros, metas de produtividade e indicadores de bem-estar antes, durante e depois da implementação da semana de quatro dias.

Em novembro, após essas análises preliminares, que irá dar inicio a aplicação da semana reduzida por um período de seis meses. As técnicas usadas do aumento de produtividade serão as mesmas usadas em outros países.

Logo na primeira etapa. as reuniões serão redesenhadas para algo mais objetivo e produtivo, sendo assim, a redução do tempo de comunicação será efetuada entre equipes para, depois, a gestão do tempo ser repensada.

Para que isso se concretize, a 4 Day Week Global percebeu que o envolvimento dos funcionários, e não só das lideranças das empresas participantes, são fundamentais.

Segundo Gabriela Brasil, a head of community da 4 Day Week Global, os gestores devem trabalhar em conjunto com suas equipes para avalias as medidas existentes e determinar o que deverá ser feito no futuro, e isso trás benefícios inestimáveis:

 “Quando os funcionários trabalham juntos para revisar processos, repriorizar tarefas, repensar comunicação, espaços e tecnologias na empresa, a diferença é notável.”

É bom frisar que esse experimento não se limita apenas no comportamento de equipes que trabalham em menos tempo, e sim, em como essa produtividade pode ser mais eficaz, fazendo com que os funcionários tenham mais tempo livre e qualidade de vida, fora que o anseio pelas folgas acabarão motivando essa produtividade:

“A pessoa ter um dia a mais faz que ela tenha mais tempo para cuidar da vida dela, então isso certamente aumenta os índices de bem-estar, saúde mental e felicidade dela. Como ela quer esse dia a mais, ela se compromete a ser mais produtiva durante os quatro dias.”

 

 

 

 

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

Fim de semana
Gabriela Brasil
Notas curiosas
Renata Rivetti
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.