ALERTA!
Shampoo e sabonete barrados pela ANVISA: Marca AMADA pelas mulheres no Brasil é retirada às pressas
01/06/2024 às 20h45
O órgão vinculado ao Ministério da Saúde barrou o uso de shampoo e sabonete bastante populares
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é um órgão governamental de destaque, responsável pela regulamentação e fiscalização de determinados produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, a autarquia proibiu o uso de uma marca de shampoo e sabonetes bastantes queridinhos pelo público feminino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que produtos de higiene pessoal de qualidade e com fragrâncias agradáveis são amplamente apreciados. Sabonetes e shampoos, por exemplo, são itens bastante usados. No entanto, devido as questões relacionadas, a Vigilância Sanitária, proibiu uma marca bastante conhecida que precisou ser rapidamente retirada de circulação
Acontece que, de acordo com o portal oficial do Governo Federal, via publicação na aba da Imprensa Nacional, em junho de 2018, a Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. O produto, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não possuía registro ou notificação na agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, com a falta de registros, a autarquia também barrou a fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L. Na época, a empresa responsável removeu os produtos que eram fabricados por Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda.
Os dois produtos proibidos encontram-se na publicação do dia 19/07/2018 no Diário Oficial da União (DOU), mediante a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.891, DE 16 DE JULHO DE 2018, para o cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. E RESOLUÇÃO-RE Nº 1.892, DE 16 DE JULHO DE 2018, para os produtos Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AUSÊNCIA DE PRONUNCIAMENTO
Até o momento, não foram encontrados notas oficiais ou declarações das empresas em relação aos casos após investigações realizadas. No entanto, é importante ressaltar que o espaço permanece aberto para que as empresas mencionadas possam apresentar suas versões dos acontecimentos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
SITUAÇÃO HOJE
De acordo com informações divulgadas pelo portal ‘EconoData’, ambas as empresas continuam operando no mercado.
Contudo, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.
Quando a ANVISA foi fundada?
Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]