O órgão vinculado ao Ministério da Saúde agiu às pressas para garantir a segurança da população de modo geral com a proibição do shampoo e sabonete amados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua no Brasil promovendo a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal, vale dizer, costuma agir para impedir que irregularidades ocorram e afetem os consumidores.
Dessa vez, iremos tratar a respeito de uma proibição contra marcas de sabonete e shampoo. Antes de qualquer coisa, é fato dizer que esses dois produtos fazem parte da rotina de higiene de milhões de brasileiros. Exatamente por conta disso, a notícia sobre a proibição por parte da autarquia contra as marcas causou uma forte preocupação nos consumidores, principalmente, em relação aos riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande realidade é que, segundo o portal oficial do Governo Federal, via publicação na aba da Imprensa Nacional, no ano de 2018, a Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional.
É importante destacar que o produto, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não tinha registro ou notificação na agência. Outro ponto importante se trata da falta de registro na Anvisa que também motivou a proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
Vale dizer que os produtos citados acima são fabricados por Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As empresas, por sua vez, promoveram a remoção dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas proibições estão na publicação do dia (19/07/2018) no Diário Oficial da União (DOU), na RESOLUÇÃO-RE Nº 1.891, DE 16 DE JULHO DE 2018, para o cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. E RESOLUÇÃO-RE Nº 1.892, DE 16 DE JULHO DE 2018, para os produtos Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
COMUNICADO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Até o momento desta publicação, não foram encontradas notas oficiais ou qualquer outra manifestação das empresas sobre o ocorrido. Porém, vale mencionar que, o espaço segue em aberto para que as mesmas possam expor suas versões dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO ATUAL
De acordo com o portal ‘EconoData’, as duas empresas continuam em atividade no mercado. Porém, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.