ALERTA!
Shampoo e sabonete PROIBIDOS pela ANVISA: A retirada de marca tradicional amada pelas mulheres no Brasil
18/07/2024 às 18h00
Confira nesta matéria tudo sobre a retirada urgente de produtos de higiene pessoal das prateleiras dos mercados e a proibição contra shampoo e sabonete cravada pelo órgão Nacional de Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma autarquia responsável pelo controle e fiscalização de alguns produtos e serviços no Brasil. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa garantir a segurança e saúde da população. A seguir, confira autuação do órgão contra produtos de higiene pessoal de marca tradicional e amada pelas mulheres no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje vamos falar sobre a proibição da Anvisa contra marcas de shampoo e sabonete muito amadas pelas mulheres. Eles precisaram ser removidos após um decreto oficial da agência reguladora. Vale dizer que, a notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores, principalmente no gênero feminino.
Sabonetes e shampoos são os produtos de higiene pessoal mais comuns e populares, principalmente entre as mulheres, que contam com uma infinidade desses produtos disponíveis destinados a elas. No entanto, devido a problemas com a fiscalização sanitária, a marca que citaremos precisou ser retirada de circulação às pressas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal oficial do Governo Federal, no ano de 2018, a Anvisa proibiu a fabricação e comercialização do cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. O produto, fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, não possuía registro ou notificação na agência. A informação consta no antigo portal do órgão federal.
A falta de registro na Anvisa também motivou a proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L. Os produtos são fabricados por Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As empresas promoveram a remoção dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, ambas proibições da Anvisa se encontram na publicação do dia 19/07/2018 no Diário Oficial da União (DOU).
A falta de esclarecimentos e situação atual das empresas
Após apurações realizadas pela Redação do TV Foco sobre os casos, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido. Entretanto, vale lembrar que o espaço continua em aberto para que as mencionadas possam expor suas versões dos fatos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
● Infestação de baratas: Jornal da Band confirma fechamento histórico de 4 restaurantes após proibição da Anvisa
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
Sobre a situação das marcas agora em 2024, conforme informações divulgadas pelo portal ‘EconoData’, ambas as empresas seguem em funcionamento no mercado. Entretanto, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.
Já a Ecco Brasil Ecological Cosmetics tem até site oficial mostrando seus produtos. Por lá é possível ter acesso a inúmeros produtos. A marca tem uma grande presença no mercado e é queridinha.
Como realizar uma denúncia à Anvisa?
É essencial saber como proceder em casos de irregularidades com produtos sob vigilância sanitária. Denúncias podem ser feitas através de um formulário eletrônico no site da Anvisa, onde o denunciante deve fornecer detalhes do produto, nome do fabricante e evidências do problema, se possível. Essas informações são cruciais para a investigação e ação regulatória subsequente.
Ressaltando que, conforme a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética e outras tecnologias de irradiação.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.