PROIBIÇÃO IMEDIATA!
Shampoo e sabonete PROIBIDOS: A retirada às pressas por decreto da Anvisa sobre marca famosa entre as mulheres
25/08/2024 às 21h42
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe de forma imediata produtos de marcas queridinhas entre as mulheres brasileiras; veja agora
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua no Brasil promovendo a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal, vale dizer, costuma agir para impedir que irregularidades ocorram e afetem os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, abordaremos uma restrição imposta a marcas de sabonete e shampoo. É importante destacar que esses itens são essenciais na rotina de higiene de muitos brasileiros. Por isso, a notícia da proibição pelas autoridades gerou grande apreensão entre os consumidores, especialmente em relação aos possíveis perigos envolvidos.
Na verdade, de acordo com informações do portal oficial do Governo Federal, divulgadas na seção da Imprensa Nacional em 2018, a Anvisa proibiu a produção, distribuição, divulgação, venda e utilização do produto cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É relevante ressaltar que o produto fabricado pela empresa Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP não possuía registro ou notificação na agência competente. Além disso, a falta de registros na Anvisa foi um dos motivos que levaram à proibição da fabricação e comercialização do Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L; e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5L, todos produzidos pela Ecco Brasil Ecological Cosmetics Ltda. As empresas responsáveis tomaram medidas para retirar os produtos do mercado.
As duas proibições estão na publicação do dia (19/07/2018) no Diário Oficial da União (DOU), na RESOLUÇÃO-RE Nº 1.891, DE 16 DE JULHO DE 2018, para o cosmético The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. E RESOLUÇÃO-RE Nº 1.892, DE 16 DE JULHO DE 2018, para os produtos Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; do Condicionador Ecco, 5L, e do Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado
Até o momento dessa divulgação, não foram identificados declarações oficiais ou qualquer pensionamento da empresas em relação ao incidente. No entanto, é relevante ressaltar que o espaço permanece disponível para que as empresas possam apresentar suas versões dos acontecimentos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
● Risco de câncer : Anvisa baixa proibição contra 3 produtos de marca de n° 1 das mulheres
Situação atual
Segundo o portal ‘EconoData’, ambas as empresas continuam em atividade no mercado. No entanto, a empresa antes conhecida como Titânia Indústria de Cosméticos Ltda EPP, com o CNPJ nº 13.239.832/0001-07, agora opera pelo nome de Yuzi Indústria de Cosméticos – LTDA.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: