Fim de serviço agora está confirmado em Shell, Petrobras e Ipiranga
Em fevereiro deste ano de 2024, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis decretou o fim de um serviço em todos os postos de combustível, como Shell, Petrobras e Ipiranga.
Para quem não sabe, em julho de 2021, a ANP permitiu que as grandes empresas utilizassem a bomba banca. Desse modo, os postos, como Shell, Petrobras e Ipiranga, possuíam uma bomba com gasolina de outra origem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa prática passou a ser conhecida como bomba branca. Inúmeros postos de combustível adotaram a prática. Porém, muitas vezes, os consumidores esperavam colocar a gasolina da marca e recebiam o produto de terceiros.
Sendo assim, a ANP decidiu acabar com a permissão da bomba branca para que o cliente saiba qual gasolina irá receber, segundo o portal Auto Papo, do UOL. O Instituto Combustível Legal (ICL) também ressalta que a prática da bomba branca ampliou espaço para distribuidores não ortodoxas.
Esses distribuidores utilizam mecanismos protelatórios para não pagamento de tributos e sequer se preocupam com a qualidade do produto. O grande problema é que esse produto entrava em postos de combustível renomados como Shell, Petrobras e Ipiranga, segundo o portal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 2023, o Instituto Combustível Legal revelou que o volume de adulteração subiu de 4 milhões de litros em 12 meses para cerca de 40 milhões de litros, desde a aprovação da resolução 858/2021 da ANP, em 2021.
O ICL determina que os postos de combustível mostrassem que a bomba não possuía o combustível da mesma marca da bandeira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
No ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais e o Ministério Público Federal protocolaram uma ação civil contra a ANP, de acordo com o portal Valor Econômico. No entanto, apenas neste ano a ANP determinou a extinção do serviço nos postos de combustível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os maiores postos de gasolina do Brasil?
Confira o ranking dos postos de Combustíveis:
- 1º Lugar. Ipiranga.
- Shell.
- BR Petrobrás.