Adeus
Paulistas podem dar adeus: Shopping de SP, incluindo o Iguatemi, são atingidos por FIM em massa de 127 lojas
18/07/2024 às 17h13

Paulistas dão adeus em massa de 127 lojas famosas em shopping como o Iguatemi, por exemplo
Os paulistas foram surpreendidos com uma notícia de um fechamento em massa de 127 lojas de shopping famosas e reconhecidas, tendo milhares de clientes entrando e saindo em shoppings como o Iguatemi, por exemplo, que foi um dos que foram atingidos por esse fechamento em massa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do O Globo, em matéria publicada em outubro de 2023, em agosto do mesmo ano, 146 shoppings centers de todo o Brasil viram um total de 127 lojas fecharem as portas, de acordo com levantamento do Bank of America, num reflexo do difícil cenário enfrentado pelas varejistas do país, com juros elevados e alta da inadimplência entre os consumidores.

Imaginarium é um a das lojas que a Americanas está se desfazendo (Reprodução: Internet)

Imaginarium é uma das 4 franquias que pode deixar você rico - Foto: Reprodução/Internet

Loja Imaginarium (Foto: Reprodução/Barra Shopping)
Enquanto em julho do mesmo ano foram mapeadas aberturas de 82 lojas, o saldo líquido dos shoppings – operados por empresas como Multiplan, Iguatemi, Allos (novo nome após fusão da Aliansce Sonae e brMalls) – se tornou negativo no mês seguinte.
Os shoppings Bangu, Carioca, Caxias e Grande Rio, no Rio de Janeiro, ficaram no topo da lista entre os que mais tiveram lojas fechando. Entre as varejistas, a Polishop ficou no topo da lista, com o fechamento de nove lojas ao longo do mês.
Em seguida, estão Triton, Pucket, Ponto e Imaginarium, todas com o fechamento de cinco lojas entre julho e agosto, a última com 18 fechamentos desde o início do ano. A Saraiva, a Piticas e a Multilaser também seguem na lista, com quatro lojas fechadas em agosto. A livraria teve um total de 13 fechamentos em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$1,2 BI em dívida e falência: O fim de loja n°1, rival da C&A, no Rio de Janeiro, após 71 anos de atividade
● FIM devastador no Shopping Recife e 100% das lojas lacradas: Varejista famosa tem falência decretada em PE
● Encerramento das atividades: O fechamento de varejista n°1, rival da Riachuelo, em Recife, PE, após anos
O Grupo Casas Bahia, a quem pertencem as lojas Ponto, viu suas ações despencando na Bolsa esse ano, chegando a cair mais de 30% e passando a valer menos que R$ 1 em setembro. Já a Polishop, que fechou mais de metade de todas as suas lojas físicas desde 2021, também se encontra em plano de reestruturação.
A Imaginarium e a Pucket também se encontram em um cenário sensível, já que as Americanas detém boa parte das ações da Uni.co, grupo do qual fazem partes. No início deste ano, as Americanas revelaram um rombo bilionário em suas contas e a empresa entrou em recuperação judicial.
No site do shopping iguatemi, por exemplo, já mostra que a loja Imaginarium, conhecida por milhares de pessoas, já está fechada para o conhecimento dos clientes.
QUANTOS SHOPPINGS A IGUATEMI TEM?
A Iguatemi detém participação em 14 shopping centers, 2 Premium Outlets e 3 torres comerciais que juntos totalizam 707 mil m² de ABL total, sendo a sua ABL própria correspondente a 450 mil m².
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br