Espaço está abandonado há três décadas, mas virou alvo de uma série de rumores e figuras importantes chegaram a cogitar sua reabertura
Centro financeiro do país, São Paulo se destaca com o maior número de shoppings no Brasil. Ao todo, como revelou a Abrasce, existem 193 em atividades no estado. Hoje, entre os principais, aparece o Bourbon.
O espaço de compras se tornou um dos mais tradicionais da capital. Ele leva esse nome desde 2008, quando reabriu, depois de uma longa temporada envolvido em processos judiciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, entre os anos 70 e 90, o local era conhecido Shopping Center Matarazzo, um ponto de encontro da Zona Oeste de São Paulo. Naquela época, o grupo enfrentava um forte concorrente na área Leste do munícipio paulista.
Segundo o canal Drone de Sampa, o antigo Shopping Artur Alvim, que fica no bairro vizinho da Arena Neo Química, do Corinthians, era conhecido como Coquinho pelos moradores da região, devido aos coqueiros que decoravam sua enorme fachada.
O prédio funcionou por pouco tempo, se mantendo aberto somente entre 1991 e 1994. Mas, isso foi suficiente para ficar marcado na memória dos visitantes mais velhos. De acordo com o Desenvolve Itaquera, agora, existem dívidas em IPTU, assim como outros diversos impasses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos últimos 30 anos, surgiram uma série de boatos sobre o espaço. Entre eles, a reabertura como um shopping no ‘estilo’ 25 de Março, uma igreja evangélica e até um hotel planejado por Ronaldo Fenômeno durante a Copa do Mundo de 2014, mas nenhum se concretizou.
Totalmente abandonado, o imóvel vem servindo como teto para moradores de rua e animais. Ainda segundo o Desenvolve Itaquera, o local conta com 27.243 metros quadrados, onde abrigava 171 lojas. No entanto, para fazer qualquer mudança, depende da liberação pública – o que tem complicado bastante.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$60BI e falência devastadora: Tralli para JH e crava ADEUS de banco após dívida bilionária
● Rombo de 300M e falência decretada pelo Banco Central: Fim decadente de banco n°1 desola país
● Portas fechado e adeus: O fim de time de futebol de SP, rival do Corinthians, após enfrentar crise irreparável
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, o antigo shopping Artur Alvim enfrenta problemas na Justiça;
- O espaço está sem funcionamento há 30 anos, quando fechou todas as lojas;
- Existem projetos sendo discutidos, mas, por enquanto, não saíram do papel;
- Em contrapartida, o Matarazzo, na Zona Oeste, foi transformado no Bourbon.
Conclusão
Vale ressaltar que, somente em 2023, de acordo com a Abrasce, o setor dos shoppings movimentou cerca de R$ 194,7 bilhões para a economia nacional. Em meio à forte disputa, parte deles acaba tendo maior destaque, oferecendo diferentes tipos de serviços e ambientes para atrair cada vez mais gente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Veja outras empresas que saíram do auge à falência no Brasil!