O QUE ROLOU?!
Hora de dar tchau: Shopping popular de SP, rival do Central Plaza, encerra atividades e joga lojistas na rua
20/09/2024 às 8h21
Shopping histórico de São Paulo encerrou suas atividades após quase 20 anos de atividades e situação fez com que muitos lojistas acabassem na rua
Apesar dos shoppings centers serem vistos como grandes empreendimentos e praticamente intocáveis, nem sempre essa “realidade” é absoluta. Inclusive, muitos deles, cujos quais tinham tudo para deslanchar, sofreram grandes quedas, passaram por falências e até fechamentos abruptos, deixando milhares de frequentadores em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, neste ano de 2024, um shopping gigantesco e histórico, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, visto como rival do Central Plaza Shopping, teve suas portas fechadas em definitivo e suas atividades encerradas após alegar passar por dificuldades financeiras
Estamos falando do Marechal Plaza Shopping, do centro de São Bernardo, cujo qual permaneceu ativo por quase 20 anos. O mesmo foi inaugurado ainda em dezembro de 2004 por irmãos e empresários descendentes de família italiana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Abc Repórter, o shopping se destacava como um ponto de referência na região, oferecendo comodidades e serviços na principal rua de comércio da cidade, a Marechal Deodoro. Vale destacar que apesar do encerramento ter ocorrido neste ano, ainda em meados de novembro de 2023, o mesmo chegou a anunciar sobre o encerramento.
Risco de abandono
Desde sua inauguração, o Marechal Plaza Shopping tornou-se um marco para a modernização da rua onde estava localizado, contribuindo significativamente para a evolução da cidade de São Bernardo. Inclusive, a sua rivalidade com o Central Plaza se faz devido a proximidade entre os dois por disputar praticamente o mesmo público alvo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As obras de construção, que duraram cerca de 30 meses, foram acompanhadas de perto pelos proprietários, que se dedicaram a cada detalhe que iam desde a escolha dos pisos até a definição das cores, visando criar um ambiente agradável e acolhedor para todos os seus frequentadores.
O anúncio do fechamento do shopping trouxe preocupações não apenas para lojista como para os moradores.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Conta de água, luz e +: Nova lei em vigor garante isenção e fim das dívidas aos idosos 60+
● Sem aumento, benefício garantido e +6: Lei em vigor no plano de saúde crava maior vitória aos idosos
● Adeus: Fechamento de shopping gigante de SP, 38 lojas despejadas e paulistas aos prantos
Em entrevista concedida ao portal ABC Repórter, Valter Moura Júnior, presidente da ACISBEC – Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo, comentou que apesar de entender que esse fechamento se tratava de uma decisão comercial, não poderia ignorar o fato de que poderia ocorrer um abandono do local.
Lojistas na rua
Segundo o portal São Bernardo.Info, os lojistas do Marechal Plaza, com o fechamento do estabelecimento comercial, acabaram ficando na rua. Inclusive, os mesmos chegaram a lamentar profundamente o fechamento e o fato de terem ficado sem espaço para trabalhar.
Isso porque, sem dar muitos detalhes dos motivos que levaram à essa decisão, a direção do empreendimento praticamente despejou todas as lojas ao solicitar que todos encerrassem as atividades e “devolvessem as chaves” até o dia 20 de janeiro de 2024.
Frequentadores do centro comercial também ficaram descontentes com a notícia. Em mensagem pelo Instagram, uma internauta, cliente do shopping, lamentou o fechamento das lojas. “Almoço todos os dias lá, tenho muitos amigos lojistas, é desolador.”
Já um outro seguidor, por meio de um comentário feito em uma postagem de fim de ano, declarou: “Pegando todos de surpresa anunciando que será encerrada atividades do shopping….ruim que além da questão desempregos virão e ainda economia local na região acabará sofrendo impacto negativo…”
Como podem ver na imagem abaixo:
Quais foram as razões por trás do fechamento do Shopping Marechal Plaza?
Uma semana após a publicação da reportagem no portal citado acima, no fim de 2023, a administração do Marechal Shopping confirmou o fechamento do estabelecimento: “O Marechal Plaza Shopping, por meio de seus proprietários e através da sua administradora Urbanize Desenvolvimento Imobiliário, vem a público, com pesar, informar o encerramento de suas atividades”
Em seguida, o mesmo comunicado deixou expressa que a motivação do fechamento teriam sido as dificuldades financeiras causadas pela pandemia da Covid-19.
Como muitos sabem, a crise sanitária foi devastadora para inúmeras varejistas e ainda causa um rastro de crises, fechamento de portas e até mesmo as temidas falências.
E o Shopping Marechal Plaza acabou entrando para a estatística da “crise do varejo” e se tornou mais uma vítima da situação, tendo a sua “falência” decretada pelo próprio empreendimento:
“Em decorrência da inviabilidade econômica do empreendimento, que se agravou no período da pandemia, mesmo após diversas tentativas, não restou alternativa aos empreendedores, a não ser o encerramento de suas atividades em 20 de janeiro de 2024”
Neste mês de setembro se completa 09 meses que ocorreu o encerramento definitivo das atividades do Shopping. Ao procurar informações sobre o mesmo no Google, as informações apontam que ele foi fechado definitivamente como podem ver abaixo:
Fora isso, conforme apurado pelo TV Foco, ao telefonar no número que consta no site oficial do empreendimento (cujo qual ainda permanece ativo) ninguém atende, o que comprova que a decisão de fato foi concretizada.
Conclusões finais:
O que podemos tirar do que ocorreu com o Marechal Plaza Shopping é que nem mesmo grandes empreendimentos estão isentos das dificuldades financeiras, cujas quais se tornaram ainda maiores após o período da pandemia da Covid-19. O que intensifica ainda mais a necessidade de inovação no setor, que por sinal, vem sendo prejudicado pelos avanços massacrantes das vendas digitais, como podem ver por esse link*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.