Falência de empresas tem surpreendido em todo o mundo
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a pandemia da Covid-19 mexeu com a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo e até a economia foi afetada. Tanto que dessa vez até mesmo vários shoppings estão passando por um processo de falência assombroso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a situação dos shoppings dos Estados Unidos. Eles estão entrando em falência à medida que o comércio on-line ganha força entre os consumidores. Segundo o site Business Insider, daqui a 10 anos, haverá, aproximadamente, 150 shoppings americanos.
Aliás, o número muito inferior aos 2,5 mil da década de 1980 e também dos 700 que existem hoje. Até mesmo o número de pessoas que estão indo para os shoppings tem ficado cada vez mais reduzidos. Tanto que alguns estudos chegaram a ser feitos ao longo dos anos sobre o assunto e provam essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2020, informou o Business Insider, a Coresight Research projetou que 25% dos cerca de mil shoppings dos Estados Unidos fechariam as lojas nos próximos três e cinco anos. Em abril, analistas do UBS estimaram que algo entre 40 mil e 50 mil lojas de varejo do país fechariam até 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação de falência dos shoppings nos Estados Unidos é preocupante, pois pode se estender também para outras partes do mundo. Isso porque as pessoas estão aderindo cada vez mais as compras online por serem muito mais baratas e também pela comodidade de não ter que sair de suas casas.
Quantas empresas pediram falência no Brasil em 2023?
Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se comparado o número com os anos anteriores, a diferença é gritante. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos de falência, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE