VERDADEIRO TERROR!

Descanse em paz e adeus: Shoppings tradicionais fecham, decretam falência e começam a se despedir do público

27/07/2024 às 13h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Shoppings tradicionais fecham, decretam falência e se despedem (Foto: Reprodução/ Unsplash)

Centros comerciais gigantescos e tradicionais fecham as portas, decretam falência e começam a se despedir do público. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto

Shoppings são grandes empreendimentos onde se concentram diversas lojas famosas e até mesmo únicas. Inclusive, um dos passatempos favoritos dos brasileiros é passear em shopping, seja para fazer compras, presenciar atrações nos cinemas ou apenas ir desfrutar da praça de alimentação e fazer um lanche, visitar o local é sempre uma boa opção em um dia descontraído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, hoje nós temos uma triste notícia para quem é apaixonado por esses ambientes. Acontece que vários shoppings tradicionais estão tendo que lidar com falência e estão fechando as portas. Recentes previsões apontam que o número de encerramentos deve aumentar até 2025. Com esse importante lugar perdendo cada vez mais espaço.

De acordo com informações divulgadas pelo portal ‘Business Insider’, os Estados Unidos está passando por um momento de grande dificuldade econômica e a previsão é que o número de shoppings caia de 700 para apenas 150. Destacando uma fase bastante delicada para o comércio varejista no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, haverá muitos empreendimentos decretando falência e saindo de cena. E é um cenário que vem desde a década de 1980. Naquela época, não tão distante, existiam cerca de 2500 shoppings, agora 700 e a previsão é que só fique 150, marcando a enorme queda na quantidade de empreendimentos. Isso faz com que um questionamento apareça: o que está acontecendo?

A resposta para essa pergunta é a ascensão da internet. Como as compras online aumentaram, alguns empreendimentos não precisavam mais de lojas físicas. E vale destacar que a pandemia do Covid-19 também ajudou no encerramento de negócios. Muitas empresas foram para o mercado e online e não saíram mais, devido ao comodismo e economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações divulgadas pelo portal ‘Business Insider’ destacaram ainda que, em 2020 tinha uma previsão que até 2025, pelo menos mais 250 shoppings iriam fechar as portas. Então, até o ano que vem, o número de falências desses empreendimentos também devem aumentar. O público já vai precisar se despedir.

Quantos shoppings existem no Brasil?

Segundo o portal ‘Negócios SC’, ao todo, o Brasil soma 639 shoppings em 2023, com 324 concentrados no sudeste. Esses centros comerciais abrigam mais de 121 mil lojas e mais de 3 mil salas de cinema, empregando para isso 1 milhão e 63 mil trabalhadores. Com 443 milhões de visitas por mês, em média, no ano de 2022, o número subiu para 462 milhões em 2023.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque
falências
Shoppings

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.