Ícone

Silvio Santos foi o artista mais Premiado da Televisão Brasileira: Veja sua Importância e Reconhecimento

17/08/2024 às 11h29

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Morre Silvio Santos, um dos artistas mais premiados e reconhecidos do Brasil (Foto: Reprodução/ Lourival/ SBT)

Considerado o ‘Pelé’ da TV: Confira toda relevância na trajetória, prêmios e reconhecimento

“Quem quer dinheiro?”, a frase que marcou gerações na televisão brasileira, pronunciada por décadas sempre com muita empolgação pelo animador de auditório, Silvio Santos, ficará marcada para sempre na memória e na história do audiovisual do país. O apresentador morreu após uma broncopneumonia, aos 93 anos de idade, confirmado nesta manhã de sábado, 17 de agosto de 2024. Confira sua importância e reconhecimento artístico.

Silvio Santos foi um exímio Apresentador de Televisão, dos mais notáveis. Tamanho sucesso não foi só financeiro, mas com prêmios físicos, um grande reconhecimento para quem é artista. Conquistar uma estatueta ou troféu, é como receber risos e aplausos do público. Alimenta o ego e serve como ‘termômetro’ para o artista saber que está trilhando o caminho da perfeição, é claro que, sempre comparado aos colegas concorrentes das categorias indicadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Morre Silvio Santos, um dos artistas mais premiados e reconhecidos do Brasil (Foto: Reprodução/ Lourival/ SBT)
Morre Silvio Santos, um dos artistas mais premiados e reconhecidos do Brasil (Foto: Reprodução/ Lourival/ SBT)

Silvio Santos conquistou mais do que prêmios e reconhecimento da crítica especializada, mas também, aprovação total de suas ‘colegas de trabalho’ e seus telespectadores. Silvio foi premiado, ao todo, com 26 Troféus Imprensa de “Melhor Animador”, o maior prêmio da televisão brasileira – uma espécie de Oscar da TV. A categoria, atualmente, é denominada “Melhor Apresentador ou Animador de TV”. Além da categoria máxima, o dono do SBT ainda levou Troféus Imprensa nas categorias: “Mais Querido Artista da TV” (1971 e 1972) e “Mais Simpatia e Comunicabilidade” (1973 e 1974), duas categorias que já não existem mais na célebre premiação.

Além de obter a maior quantidade de prêmios na categoria de “Melhor Apresentador” no Troféu Imprensa, Silvio Santos ainda conquistou um total de 8 prêmios como “Melhor Líder Empresarial”, concedidos pela Assembleia Legislativa de São Paulo entre 1997 e 2009, além de um prêmio especial como “Imortal da Rádio Paulistana” concedido em 1997, como homenagem da referida Assembleia.

O comunicador no Troféu Imprensa (Foto: Reprodução/ Divulgação/ SBT)
O comunicador no Troféu Imprensa (Foto: Reprodução/ Divulgação/ SBT)

O Troféu Roquette Pinto, um importante prêmio entregue aos melhores profissionais do rádio e da televisão brasileira, também premiou o comunicador Silvio Santos como “Melhor Locutor Comercial” em 1960, depois foram 8 prêmios de “Melhor Apresentador” (de 1961 à 1970) e também venceu como “Personalidade Artística” em 1969. O Troféu Roquette Pinto é extinto desde 1982, mas ainda é considerado importante e muito lembrado na história da TV e do Rádio no Brasil.

Em 1999, a revista ‘Isto É’ elegeu Silvio Santos como um dos maiores brasileiros do século XX, um reconhecimento incrível e jamais imaginado pelo dono do SBT. Na categoria comunicação, alcançou o terceiro lugar com 60% dos votos, ficando atrás de Assis Chateaubriand e Roberto Marinho, segundo a publicação da revista.

Silvio Santos entrou na era da Internet na virada do século, e conseguiu ser reconhecido por isto, conquistando 12 Troféus Internet, onde os internautas o elegeram de 2001 (ano de criação do prêmio) até 2017, o “Melhor Animador de TV”, segundo votação aberta ao público na web. Um estudo internacional britânico sobre admiração de personalidade, em 2016, que envolveu mais de 31 mil entrevistas em 30 países apontou que, no Brasil, o apresentador é a personalidade mais admirada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvio Santos entregando o Troféu Imprensa para Gugu Liberato (Foto: Reprodução/ SBT)
Silvio Santos entregando o Troféu Imprensa para Gugu Liberato (Foto: Reprodução/ SBT)

Ao todo, Silvio Santos detém exatos 74 prêmios em sua carreira, consolidando o artista como um dos mais importantes ícones da televisão. Premiado, querido e Inesquecível, sem dúvidas, e, por muitos anos e décadas à frente, será imbatível em seus feitos na fama e sucesso. É quase impossível imaginar quem seguirá seus passos e conquistará seus feitos na TV daqui em diante. Será que 100 anos seriam suficientes para descobrirmos quem se equiparou ao nosso “Pelé” da telinha? Alguém conseguirá atingir o ícone Silvio Santos ou ele será para sempre O ÚNICO?

Quando Silvio Santos nasceu e morreu?

Silvio Santos (Senor Abravanel) nasceu na Lapa, Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930. Filho do imigrante grego Alberto Abravanel, natural de Salônia, e da turca Rebeca Abravanel, natural de Esmirna. Era chamado de Silvio, pela mãe, que não gostava de seu nome de batismo, usando assim, como nome artístico. O Maior Apresentador de Todos os Tempos faleceu nesta manhã de sábado, 17 de agosto de 2024, vítima de uma broncopneumonia, após 17 dias de internação, aos 93 anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Destaque
Silvio Santos

Autor(a):

Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.