Silvio Santos foi o primeiro a criar programa nos moldes do Tinder na TV brasileira
Silvio Santos é precursor de diversas inovações na televisão e um ícone da comunicação no Brasil. À frente de seu tempo, o dono do SBT fez história ao criar programas de namoro muito antes da chegada da internet ao País e, obviamente, da invenção do Tinder.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um fenômeno na telinha, Em Nome do Amor, que estreou em 1994, marcou toda uma geração ao promover romances em frente às câmeras.
Sem dar tempo para que os casais se conhecessem melhor, o Homem do Baú anunciava uma dança romântica no palco, geralmente ao som de Julio Iglesias, e logo partia para a pergunta: “É namoro ou amizade?”. Em seguida, após a ‘interação relâmpago’, os participantes decidiam se queriam ou não engatar uma relação com quem dançaram.
A produção, é claro, deu o que falar e acabou sendo copiada. Canais como Record e MTV reproduziram projetos nos mesmos moldes. Até mesmo dentro do próprio SBT a ideia original ganhou novas versões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que no Em Nome do Amor os candidatos eram divididos de uma forma muito organizada. Os homens de um lado e as mulheres de outro. E, pasmem, eles flertavam através de binóculos. Depois, Silvio Santos batia papo com cada um dos participantes e promovia a famosa dança, para que os possíveis casais pudessem conversar ao ‘pé do ouvido’. Assim que a música terminava, as duplas tinham que revelar se tentariam um romance fora das câmeras ou se seguiriam sozinhas. O programa foi exibido de 1994 a 2000.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Filho discreto de Leonardo é apresentador da Globo, vai ao ar diariamente e você não sabia: “Mostramos tudo”
● Com Renata Fan fora, Denílson paralisa Jogo Aberto e perde o chão ao se despedir da Band: “Não me abandone”
● Dona Déa faz convidadas perderem o chão no Domingão e Huck é obrigado a agir às pressas: “Mulher, deixa”
Se Rolar, Rolou
Também no SBT, o projeto tentava firmar o romance entre um homem ou mulher com algum dos 50 candidatos que se encontravam no palco. Para ‘filtrar’ os pretendentes, o participante já eliminava diversas pessoas ao selecionar suas preferências em quesitos básicos, como atributos físicos ou hobbies preferidos. Os descartados, em seguida, desfilavam em frente às câmeras para mostrar o que a pessoa que estava à procura de um (a) namorado (a) havia perdido. Era apresentado por Silvio Santos e entrou no ar em 1996.
Xaveco
No início comandado por Silvio Santos e depois assumido por Celso Portiolli, o “Xaveco” também promovia o namoro na TV, mas tudo girava em torno de gincanas. As provas, aliás, eram para lá de duvidosas. Em uma delas, para se ter uma ideia, as garotas precisavam imitar gatas, em cima do apresentador, que ficava deitado em uma cama. Além disso, o programa se transformava em uma verdadeira balada, com luzes de casa noturna, músicas da moda e diversos jovens dançando. A atração ficou no ar de 1997 a 1998 e depois foi reprisada em 2004.