REVIRAVOLTA
Silvio Santos dá rasteira na Globo e contrata âncora do Jornal Nacional por salário milionário: “Sem limite”
29/05/2022 às 16h00
O Senhor Abravanel convenceu um dos principais nomes do canal rival a deixar o Jornal Nacional
Atualmente vivendo uma crise de audiências, Silvio Santos e a diretoria do SBT passam bem longe de cogitar a possibilidade de fazer grandes contratações, mas no passado este cenário já foi bem diferente. O comunicador já abriu os cofres para contratar um renomado âncora do Jornal Nacional, mas a ideia não saiu como esperado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de Sérgio Chapelin, que era um dos locutores mais famosos do Brasil no início da década de 80. Na época, o jornalista ancorava o Jornal Nacional ao lado de Cid Moreira na Globo, mas aceitou uma proposta milionária de Silvio, para assumir um programa de entretenimento na TVS, que futuramente se tornaria o SBT.
Chapelin fez o impensável: Trocou o Jornal Nacional para comandar um programa que seria criado do zero no canal rival, o ‘Show Sem Limite’. O jornalista deixou a Globo para ganhar seis vezes mais na emissora de Silvio Santos, algo em torno de 8 milhões de cruzeiros por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do salário milionário para conquistar Sérgio Chapelin, a direção do canal paulista ainda prometeu que o famoso poderia atuar em comerciais, o que é proibido até os dias de hoje para os integrantes do jornalismo na Globo.
Logo em sua estreia, no horário nobre da TVS, Sérgio Chapelin bateu 35,3 pontos e alcançou a liderança do Ibope, vencendo a própria Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado se manteve nas semanas seguintes, mas logo o jornalista ficou insatisfeito com as promessas não cumpridas pela diretoria e com a estrutura do SBT.
À Veja, em janeiro de 1984, disse que ainda não era aquilo que ele queria. “Eu me pergunto até onde uma pessoa pode gastar o prestígio acumulado e até quando pode trabalhar em algo que não corresponde às suas aspirações mais profundas”, afirmou Chapelin, em uma clara indireta a Silvio Santos e seu corpo de diretores.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● SBT Brasil desbanca a Band, vai nas alturas e se consolida no horário nobre
● Ao vivo, Leo Dias faz Cariúcha chorar no Fofocalizando e confirma briga: “Não retiro nada do que disse”
● Participante escorrega no Show do Milhão e erra questão supostamente fácil sobre a Globo
Além da insatisfação pessoal, existia a questão financeira. Mesmo ganhando bem, Chapelin não conseguia atuar em comerciais, já que as campanhas estreladas por ele tiveram a exibição proibida na Globo. E poucos anunciantes se dispunham a investir fortunas sem poder exibir seus materiais na maior emissora do País.
SERGIO CHAPELIN DEIXOU O SBT APÓS 1 ANO E VOLTOU PARA A GLOBO
O resultado não poderia ser outro, Sérgio Chapelin cumpriu seu contrato de apenas 1 ano com o SBT e mesmo com bons números de audiência, optou por voltar para a Globo, ganhando menos, mas com muito prestígio.
Chapelin voltou para a emissora carioca em 1984 e assumiu a apresentação do Fantástico. Já o ‘Show Sem Limite’ foi extinto no SBT alguns meses depois da saída do jornalista.
O veterano reconquistou seu espaço de destaque na Globo e voltou a bancada do Jornal Nacional em 1989, onde ficou até 1996. Naquele mesmo ano, Chapelin assumiu o Globo Repórter, que comandou até setembro de 2019.
Atualmente o veterano está aposentado e longe das telinhas hás 3 anos.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]