Silvio Santos e o caos que se estabelece no CDT da Anhanguera

27/08/2013 às 1h03

Por: Marcos Martins
Imagem PreCarregada
Emissora estaria interessada em lançar novo programa para a Copa

SBT - Compartilhe

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente o canal completou 32 anos

A programação estável, que a direção do SBT conseguiu montar nos últimos dois anos, está sendo mutilada. Após o fim de Carrossel (com nova reprise agendada já para o próximo mês) o caos predominou no CDT da Anhanguera. Chiquititas recebeu investimentos maiores que a sua antecessora, manteve os índices de audiência e ainda, de quebra, aumentou o faturamento comercial. Entretanto, não só de um produto canal nenhum sobrevive. Com isso, surgiu a necessidade de pensar em novas táticas que levantassem a audiência, principalmente das manhãs. O que todos perceberam foi a devastação das atrações infantis, pela Silvia Abravanel, acabando com as forças do que sempre fez grande sucesso de público e popularidade. A situação é muito pior que esta. A grade vespertina já conta com quatro novelas mexicanas (MarimarCuidado Com o AnjoRubiO Privilégio de Amar)  seguidas, sendo apenas uma inédita. Esse número de reprises vai crescer com a volta dos alunos da Escola Mundial e dos consagrados rebeldes. Ainda existe a possibilidade da novela Soy Tu Dueña (2010), que conta com Gaby Spanic e Fernando Colunga, ser exibida em outro horário especial. Depois os executivos não gostam que o SBT seja apelidado de “VIVA da TV aberta” ou “TV dos enlatados”. Não dá pra entender.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programas já tradicionais, como Astros e SBT Repórter, além do Amigos da Onça (cujas gravações ainda acontecem normalmente) foram retirados do ar, de uma hora para a outra. A situação mais gritante foi a do “Casos de Família”. O programa popular foi transferido de horário – das 17h30 para às 23h – e passou a ser exibido semanalmente, às quartas. Bastou uma edição (que inclusive subiu os números do horário) para retirarem o programa da Christina Rocha do ar. É certo que o programa explorava os conflitos familiares, mas uma coisa deve ser dita sobre as situações “armadas” que tantos comentam negativamente: a televisão não seria um veículo armado? Ou aquelas pessoas, com histórias dramáticas e difíceis, que vão a shows de talentos, aparecem de surpresa? Artistas que revelam seus segredos – ou situações jamais imaginadas pelo público – teriam apenas o objetivo de expor os seus lados humanos? Apenas alguns de uma imensidão de exemplos. Essa questão deve ser bem pensada pelos pseudoconhecedores desse meio de comunicação de massa. Em toda essa confusão, o Ratinho, que passou a ter durações diferentes nos dias da semana, e a praça do Carlos Alberto de Nóbrega, com tempo de arte reduzido, foram afetados.

A polêmica da vez é a programação dos domingos. O Silvio não aguenta mais perder para a revista eletrônica da Record. O Domingo Espetacular vem investindo pesado em reportagens polêmicas, nessa excelente fase do jornalismo feito pela emissora dos bispos, que inclusive alcança a liderança em várias ocasiões. Mérito dos profissionais envolvidos. Após uma reunião entre os “manda-chuvas” da TV mais feliz do Brasil, foi decido que bruscas mudanças acontecerão. O Domingo Legal perderá duas horas e a Eliana entrará à uma da tarde. A série de programas do patrão (Roda a RodaSorteio da Tele SenaPrograma Silvio Santos) começará às 17h, sem programa definido para ocupar a faixa das 22h (comenta-se que sejam filmes, mas ainda não foi confirmado pela emissora). Tal atitude, totalmente desesperada, pode colocar em risco não só o desempenho e o contentamento do Celso, mas também a Eliana, que já consolidou o seu público no horário atual. Claro que há a possibilidade de tudo sair bem, mas passar por uma prova de fogo é muito perigoso. Que toda essa reformulação, imatura por sinal, não traga consequências irreparáveis. Caso contrário, a Record que vem muito forte após a troca de diretores, agradecerá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV; FB.COM/BLOGGERMARCOSPAULO)

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise no SBT
Marcos Martins
SBT
TV Foco

Autor(a):

Jornalista apaixonado pelos meios de comunicação, em especial a TV. (TWITTER e INSTAGRAM: @marcosmartinstv)

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.