GOLPE?
Silvio Santos passa a perna na Globo e compra emissora por baixo dos panos: “Milhões e milhões”
08/06/2021 às 11h10
Silvio Santos, muito antes de ser dono do SBT, se envolveu em um esquema para deixar a Globo e se tornar sócio de 50% da Record
A relação entre Silvio Santos e a Globo no passado tem ganhado cada vez mais atualizações históricas sobre cláusulas e brigas que aconteceram entre a empresa e o ex-funcionário. Em meados dos anos 1970, o Homem do Baú chegou a usar um “laranja” para comprar ações da Record, tudo por baixo dos panos – e muito antes de ser dono do SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O livro “O marechal da vitória: uma história de rádio, TV e futebol” (2005), de Tom Cardoso e Roberto Rockmann, revela qual foi a relação entre o Homem do Baú e a Record.
Nos anos 1960, Silvio Santos pagava muito bem para ter um espaço no TV Globo, onde apresentava o tradicional programa que é exibido até os dias atuais. O apresentador, entretanto, havia assinado um contrato com os Marinhos que o impedia de se tornar dono ou sócio de qualquer outra emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para conseguir administrar os 50% da Record, o apresentador conseguiu um “laranja” que era brasileiro, mas morava no exterior, para se tornar um dos donos da emissora sem que os fundadores da Globo soubessem.
APROVEITOU BRECHA
Paulo Machado, dono e criador da Record, estava desesperado atrás de dinheiro, já que o canal devia uma fortuna aos bancos. A intenção de Silvio Santos, além de querer faturar, era mostrar que não era mais um mero animador de plateia, mas um administrador de uma grande empresa de comunicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após uma série de desentendimentos e investimentos, o Homem do Baú deixou definitivamente a TV Globo em 1976 e no fim dos anos 1980 vendeu sua parte na Record. Durante esse tempo, o veterano aumentou sua fortuna em muitos milhões, que permitiram que ele criasse a grande estrutura montada na Anhanguera, em Osasco.
CRIADOR DE GRUPO EMPRESARIAL
Vale ressaltar que o “Grupo Silvio Santos”, que negociou a compra das ações da Record nos anos 1970, existe até hoje e é responsável pela administração de inúmeras empresas, como a Jequiti, o Hotel Jequitimar, além do tradicional Baú da Felicidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Sabe qual foi a postura dela após a morte do meu pai?”, Silvia faz relato sobre Íris Abravanel
● Silvia Abravanel fala sobre como Íris tem vivido após a morte de Silvio Santos: “Ele esperava isso”
● Famosa invade casa de Silvio Santos sem permissão e mostra o que não deveria
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]